terça-feira, 30 de dezembro de 2003

Blasted Mechanism - Namaste (Metrodiscos/Toolateman)





Agora que 2003 está a chegar ao fim, lembrar que este foi o ano em que três seres espaciais voltaram a descer à terra numa nave denominada Blasted Mechanism. Com eles traziam um CD de nome “Namaste”, quase todo ele influenciado pela cultura Árabe, que hipnotizou os terrestres nos sítios por onde eles passaram para tocar as músicas do disco.
“Namaste” é um disco que já quase nada tem a ver com o primeiro denominado “Plasma”. Nos concertos as musicas que os Blasted tocam do primeiro disco são as que aparecem remisturadas no segundo CD do grupo, um disco que marcou uma viragem na carreira da banda. Este terceiro, segue então as pisadas do segundo, apresentando-se aos nossos ouvidos muito mais dançável.
Ao ouvirmos “I Believe” são de facto as imagens das grandes feiras do norte de África que nos assaltam a cabeça. Mas por exemplo, ao escutarmos o tema “Walking On A Better Day” é como se estivéssemos a viajar pela Jamaica. Já por seu lado, a faixa “Bolivian Feel”, onde participa Virgul dos Da Weasel, respira cultura negra por todos os poros.
“Namaste” é então um disco que apesar de ter uma cultura que o domina, não fica preso a fórmulas e dá pequenos saltos, para assim ganhar uma maior riqueza e se poder perder em pormenores deliciosos, que só se descobrem a uma segunda ou terceira audição.
É altura então de abrir a pista de dança e deixar entrar estes seres do outro mundo para juntos partilharmos estas músicas tão “espaciais”,

Nuno Ávila

Sem comentários: