segunda-feira, 5 de janeiro de 2004

SONS DE CÁ - Sons de Cá (Edição de Autor)

Sem serem originais, os Sons de Cá são originais. Depois de lerem estra frase, estão com certeza a pensar que o escriba se passou. Convem explicar. Depois de se ouvir o EP que recentemente editaram, facilmente se percebe que a música que tocam busca referencias em muitos lados, especialmente na cultura celta, que tanto nos tem marcado. Por outro, é tambem visivel que o som que a banda segue, a meio caminho entre o rock e a música popular, não é praticado por muitas bandas, o que lhes abre portas para que possam respirar à vontade. Os Sons de Cá ganham pontos ao cantarem em português, escrevendo letras que ficam muito acima da média.
Este EP de quatro temas abre com “Sinto-me No Ponto”, uma música que lembra o melhor dos Quinta do Bill. Segue-se, “Quem Ao Mundo Não Der”, um tema em que a banda presta homenagem a José Mário Branco e a Zeca Afonso. ”Falta de Ar”, o terceiro tema do disco, é uma faixa que bem poderia ter sido escrita por Sérgio Godinho. Para o fim fica guardado “Contigo é Facil”, um tema onde tudo nos lembra Jorge Palma.
Apesar das referências obvias, os Sons de Cá conseguem dar aos seus temas um toque muito pessoal, onde o violino marca a diferença, construindo músicas em que os sons só poderiam ser mesmo de cá. Portugal está-lhes na alma…

Nuno Ávila

Sem comentários: