domingo, 18 de abril de 2004

FESTIVAL SANTOS SANTOS DA CASA

O programa SANTOS DA CASA, da Rádio Universidade de Coimbra, vai levar a efeito mais uma edição do seu festival anual.

Dia 25 de Abril 21h30m LOTO + GOMO - Centro Norton de Matos (Coimbra)
Bilhetes à venda na RUC e D'Artemusica - 8 € no dia e 6 € em venda antecipada.

LOTO



Local de Nascimento: Alcobaça
Os Loto são um trio de Alcobaça, no qual alinham Ricardo Coelho (voz, guitarra, baixo e maquinaria), João Tiago (baixo, guitarra e maquinaria), e João Pedrosa (bateria e programações). Influenciados pela melodia da brit pop e pela electrónica suave de projectos franceses como os Air, os Loto lançaram, em 2002, um EP de estreia. A servir de cartão de visita para "Swinging On A Star" esteve "A Good Feeling", single eficaz com direito a teledisco e passagem frequente nas rádios. Seguiu-se a apresentação ao vivo dos restantes cinco temas dos Loto - "Tango", "Turbo", "Les Jours de la Communication Téchnique", "Igloo Love" e "Black Modjo" (faixa escondida) - numa digressão que passou pelas lojas FNAC e pelas várias Queimas das Fitas, mas também pelo palco principal do Festival Rock Feira, e pelo bar lisboeta Frágil, que em 2003 convidou os Loto a participar no CD comemorativo do seu 21º aniversário. A banda, cujo primeiro EP foi misturado por Nuno Gonçalves, dos Gift, e masterizado pelo norte-americano Joe Fossard, gravou, para o efeito, a faixa "The Boy", aparecendo no disco ao lado de outros artistas, que, nas últimas duas décadas, animaram o palco do Frágil. Outro marco do primeiro ano de vida do grupo passa pela aparição na iniciativa "Cinco Noites Cinco Concertos", um mini-festival de bandas portuguesas, que decorreu entre Maio e Junho de 2003, em Rio Maior. Além dos Loto, deram o corpo ao manifesto os também novatos Bildmeister, Bypass, Gomo e The Great Lesbian Show.
Em 2004, os Loto lançaram "The Club", um primeiro álbum com edição de autor e distribuição da Universal. Produzido por Armando Teixeira (Balla, Bulllet) e misturado em Londres por Nilesh 'Nilz' Patel, colaborador de Mirwais e Peaches, o disco mostrou uns Loto mais dançantes, valendo à banda numerosas comparações com os New Order. A associação da estreia dos Loto à onda Madbaça, uma simbiose entre Madchester e Alcobaça, encarregou-se de trazer ao trio basta publicidade. Na Primavera, a banda encetou uma digressão nacional com Paulo Gouveia, aka Gomo, em promoção do seu primeiro registo, "Best Of".

GOMO



O Gomo surgiu em Janeiro de 2001, numa altura em que Paulo Gouveia, ex-elemento dos Orange, decide que está na altura de levar a música mais a sério, investindo num projecto que tinha somente como objectivo experimentar novos tipos de sonoridade, que não aqueles explorados pela sua banda anterior.
Mas foi após a compra de um trio de órgãos com alguns anos de experiência, (2 Hammond e um GEM), abandonados num armazém de mobiliário, que tudo mudou, e a partir desse momento a influência que os seus sons e ritmos tiveram nas composições foi determinante.
Para quem ouça pela primeira vez Gomo, não será difícil perceber que as suas músicas são alegres e bem dispostas, e se der um pouco de atenção a algumas das letras (se bem que cantadas em inglês), perceberá que o humor está sempre presente.
Talvez por esta nova sonoridade se distanciar tanto da que os Orange praticavam, a incerteza quanto à sua aceitação era enorme, mas eis que ao enviar uma maquete para Henrique Amaro, Nuno Calado (Antena 3) e António Sérgio (Rádio Comercial), o surpreendente aconteceu… em pouco tempo, Gomo estava no ar.
Esta maquete, datada de Fevereiro de 2001 e com apenas dois temas (“You might ask” e "Proud to be bald”), passou a rodar insistentemente nos seus programas e foi até sujeita a uma crítica, escrita por Nuno Galopim, no Dnmais. O conteúdo dessa crítica viria a ser determinante, pois chamou a atenção do público mais distraído, para este projecto, ainda embrionário. Estávamos em Março de 2001.
Apanhado um pouco de surpresa por estes acontecimentos, a motivação para continuar a trabalhar aumentou e foi com algum orgulho que o terceiro tema a ser composto, de seu nome “Be careful with the train”, foi um dos escolhidos para fazer parte da colectânea Optimus 2001.
Para aumentar ainda mais a surpresa, Gomo viria a ser convidado para actuar ao vivo nos mais consagrados Festivais de Verão a realizar em Portugal, durante o ano 2001: Vilar de Mouros, Sudoeste e Paredes de Coura. Mas os concertos acabaram por se alargar também ao Festival do Tejo, às FNAC’s do Colombo (Lisboa) e de Santa Catarina (Porto), e finalmente o Palco 6, no Parque das Nações.
Como promoção ao tema “Be careful with the train”, é realizado um vídeoclip que rodou insistentemente durante o último semestre de 2001 nos canais de televisão por cabo, SIC RADICAL e SOL MÚSICA, tendo este último realizado um destaque, composto por entrevista.
Durante o mês de Novembro o tema ”It’s all worth it for the summer” entra em airplay na nova Antena3, tendo chegado ao primeiro lugar do top 30 (votação feita pelos ouvintes), durante a segunda semana de Janeiro de 2002.
Em Dezembro de 2001 Gomo compõe o tema “Santa’s Depression”, respondendo a um desafio proposto por Henrique Amaro da rádio Antena 3: criar um tema de Natal, que seria posteriormente apresentado aos ouvintes do programa Rádio Clube.
Em Janeiro o Dnmais considera a maquete de Gomo a melhor de 2001, e tal como o jornal Blitz e revista Y, admite ser uma das grandes esperanças para o ano de 2002.
Já em Maio de 2002, a Universal lança uma colectânea “Mundial 2002 – CD não oficial”, no qual se inclui o tema “O Ser Português”.
Como promoção a este tema Gomo seria convidado a participar no programa “O Passeio dos Alegres”, apresentado por Júlio Isidro na RTP1.
Em 2002 Gomo tocou ainda no IPJ de Leiria, no 20º Aniversário do bar Frágil (Bairro Alto, em Lisboa), Cerca do Castelo (Óbidos), I Festival da Maceirinha, Festival Sudoeste e, por último Caldas da Rainha.
Para que um concerto nunca seja igual ao anterior, Gomo conta agora com a importante colaboração da Antidote, que com a ajuda de alguns projectores vídeo e de slides consegue criar atmosferas de grande impacto visual, tornando o espectáculo de Gomo, num dos mais singulares jamais apresentados no nosso país. De tal forma que a própria Sheryl Crow (uma das maiores artistas americanas do momento), fez questão de o afirmar em várias entrevistas concedidas a outros tantos meios de comunicação, aquando da sua deslocação a Portugal, em Julho de 2002. A sua reacção ao concerto foi de tal forma positiva, que podemos encontrar no seu site oficial uma foto do evento, juntamente com a indicação de ter assistido ao concerto de uma excelente banda portuguesa. Mais palavras para quê? O melhor é ver para crer.
O primeiro semestre de 2003 foi aproveitado por Gomo para compor os temas que viriam a integrar o seu primeiro disco. Em Julho de 2003 deslocou-se para os MBestúdios, para juntamente com Mário Barreiros, produzir aquele que agora dá pelo nome de “Best of Gomo”, um disco que pretende surpreender todos os ouvintes, desde a primeira à última música. Alegre e divertido, este registo poderá ser escutado por todos os interessados, a partir de dia 9 de Fevereiro, nas lojas da especialidade.

Sem comentários: