sábado, 26 de junho de 2004

PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL - 26/06/04

Muito boa tarde, sejam então bem-vindos a esta crónica «Pelos Caminhos de Portugal».



Hoje, numa tarde de sol, fazemos paragem à beira-mar na cidade de Matosinhos. Primeira audição para os Alla Polacca, com «Secret Satellite». Alla Polacca que surgiram em 2001, e desde então têm tido cada vez mais visibilidade, com várias presenças nas colectâneas da Bor Land, editora que pertence a um dos elementos da banda. É dos Alla Polacca esta música progressiva, uma música de crescendos, de sensações flutuantes.



Em 2003 os Alla Polacca juntam-se aos Stowaways, outra banda de Matosinhos, para editarem este disco conjunto. E se esta iniciativa já é pouco usual, reparem então agora no título do álbum: «We have made thousands of lonely people happy: Why not You?». «Amputated Leg» é a faixa que ouvimos. Foi este também o primeiro tema lançado pela banda, na compilação "Pop-Up Songs". Em 2002, os Stowaways ganhavam o Festival Termómetro Unplugged, no Porto, mas cá por Coimbra, a sua passagem mais recente foi precisamente na última noite de 13 de Maio, no Palco RUC da Queima das Fitas 2004.



Também no Palco RUC da Queima das Fitas 2004 passaram os Fat Freddy, uma Cooperativa Criativa, nascida em Matosinhos nos idos de 1999. Dois anos depois eles já vinham a Coimbra, tocar no Festival Santos da Casa 2001. Das maquetes passaram ao álbum de estreia: «Fanfarras de Ópio». Ópio para o povo é mesmo este cocktail de universos que os Fat Freddy constroem e destroem, um universo onde cabe tudo o que seja colorido: valsas e polkas, o game-boy e o velhinho spectrum, e até mesmo o super-herói da banda desenhada dos anos 60: o Batman. Despedidas de Matosinhos então ao som desta versão do mítico Batman Theme.

Crónica de Inês Saraiva

Sem comentários: