segunda-feira, 13 de setembro de 2004

RECORDAÇÃO - RADAR KADAFI



Os Radar Kadafi, um dos grupos de estética mais acentuadamente Pop em Portugal, surgiram no ano de 1984, em Lisboa.
A formação original era constituída por Luís Gravato (vozes), Tiago Faden (baixo), Fernando Pereira (guitarra), Luís Sampaio (teclados) e José Bruno (saxofone).
O nome do grupo foi escolhido para a participação do mesmo na edição desse ano do Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous. O grupo começou por se chamar, apenas, Radar; mas como o líder líbio Kadafi estava a aparecer muito na televisão; alguém sugeriu que fosse acrescentado ao nome.
A banda classificou-se em terceiro lugar no referido Concurso. Essa classificação permite-lhes participar na colectânea editada pelo Rock Rendez-Vous, com o tema "La Maquina", cantado em italiano.
Uma das características deste grupo, para além da sua veia melancólica e assumidamente Pop, eram as suas "performances" ao vivo. A componente cénica (que chegou a compreender a presença de um bailarino) era muito importante para a banda e, simultaneamente, distinguia este projecto de outros da mesma área.
Em 1987 assinam um contrato discográfico com a editora multinacional Polygram e gravam o disco "Prima Donna". Ao mesmo tempo, assinam um contrato de agenciamento com a empresa Malucos da Pátria .
A edição original do único longa duração do grupo, editado em vinil, contém um lado A inteiramente composto por canções cantadas em português [Lusitano] e um lado B com temas em espanhol, italiano e francês [Imigrante].
Produzido por Ricardo Camacho o LP contém os temas "40 Graus À Sombra" e "Sei que Não Sou Sincero", para além de "Maria" e "Romance da Sereia e do Cupido". As canções que não são cantadas na língua de Camões têm títulos como "Le Rasoir Qui Tue", "Brigite Bardot", "Balade de Torero e Danzarina" ou "La Calle".
No "encarte" do disco pode ler-se que "Este álbum é vivamente aconselhado a todos aqueles que estão tocados pela fremência da paixão, sendo próprio para acompanhar os momentos inebriantes na presença do ente amado".
O disco foi, em 1998, reeditado em formato CD, para que todos possam comprovar se o que está escrito acima é verdadeiro ou não.
A banda não conseguiu sobreviver muito tempo porque o sucesso estava a mexer com as personalidades dos músicos.
Em Novembro de 1987 o grupo dá o seu último concerto e encerra-se o capítulo da música melancólica e das letras apaixonadas.

ARISTIDES DUARTE / NOVA GUARDA

DISCOGRAFIA
Prima Donna (LP, Polygram, 1987)
Colectâneas
Música Moderna Portuguesa 2º Volume (1986) - La Maquina

NO RASTO DE
Luís Sampaio entrou para os Delfins em fins de 1988. Anteriormente tinha encetado um projecto com Tiago Faden.
Tiago Faden é executivo da editora Sony.
Guli dedicou-se à arquitectura.
Luís Gravato é ilustrador e designer gráfico.
O saxofonista Zé Ninguém chegou a tocar com Sei Miguel.


Sem comentários: