sábado, 30 de outubro de 2004

ROCKMUSIC CHALLENGE 2004

O ROCKMUSIC CHALLENGE 2004 decorrerá, entre 12 de Novembro e 17 de Dezembro, no palco principal do Hard Club, procurando dar a conhecer novos talentos da música portuguesa. Na edição de 2004 estarão a concurso 12 novas bandas à procura de um lugar na grande final e uma classificação que lhes dê acesso aos prémios que, garantem os organizadores, serão bastante aliciantes. Mais uma vez os prémios são equipamentos musicais oferecidos pelas marcas patrocinadoras do Rockmusic Challenge.


Depois de duas edições onde o objectivo principal era a consolidação do concurso em terras lusitanas, para 2004 os responsáveis pela organização do Rockmusic Challenge (RMC 2004) resolveram fazer algo diferente transfigurando o conceito tradicional de concurso, dando origem a algo que pretende ser uma verdadeira festa da música capaz de juntar nomes conhecidos e desconhecidos numa tentativa de fomentar a partilha de experiência entre todos os intervenientes. Tendo em vista esse objectivo a organização do RMC 2004 desenvolveu inúmeros contactos e estabeleceu várias parcerias com nomes como a Rockmusic Instrumentos, Pit Bull, Fender, Hard Club, FNAC, BLITZ, Ultra Sons (RTPN) e http://www.divergencias.com/, entre outros. E com alguns nomes relevantes do panorama musical português a encerrarem as noites como convidados especiais - Loto, Sloopy Joe, Anger, Lulla Bye e Blasted Mechanism.

Outra das novidades do RMC 2004 é a realização de conferências/debates nos Fóruns de todas as lojas FNAC do Grande Porto. O objectivo é promover o diálogo entre todos os que fazem parte do universo musical, sejam eles músicos, editores, jornalistas, representantes das marcas de instrumentos e equipamentos musicais ou simples consumidores. Todos vão poder participar em debates partilhando informações e dando a conhecer, na primeira pessoa, os problemas, dificuldades mas também alegrias e oportunidades com que se deparam no dia-a-dia. A própria FNAC terá um papel activo no RMC 2004 que culminará com a atribuição de um Prémio FNAC a uma das bandas finalistas, oferecendo-lhe a possibilidade de actuar ao vivo em todas as suas lojas do Grande Porto.

Bandas seleccionadas
As bandas seleccionadas para a 3ª Edição do RMC são:


New Connection
Genius Loki
Sutzu
dagUida
Wisebomb
Snail
Pitch Black
Quetzal`s Feather
Hyubris
Dollar Llama
Navajo
Monsieur Cochon

Quem é quem no RMC 2004?

LOTO


A banda de Alcobaça não necessita de apresentações. “Back to Disco” é um sucesso radiofónico e as suas actuações ao vivo não passam despercebidas. Apesar de serem constantemente comparados aos New Order e ao “movimento” Madchester, o que não negam, conseguem transmitir uma alegria inigualável ao público. A base da sua sonoridade passa pelos ritmos acutilantes e o apelo à dança. Com o seu disco de estreia, “The Club”, começaram a afirmar-se no panorama musical português.

New Connection – O ponto de partida para a música dos New Connection é Bristol. Portishead e Massive Attack são influências claras, mas não exclusivas numa sonoridade que mistura trip-hop com rock alternativo, chegando em alguns casos a ressuscitar do que melhor se fez no new wave. O ecletismo deste projecto da Grande Lisboa ganha maior consistência ao vivo, pelo que se aconselha a experiência. No seu curto curriculum contam com uma vitória na última edição do Rocktaract.

Genius Loki – Bons músicos, instrumentos analógicos e digitais, uma voz doce e perturbante são a génese por detrás deste projecto do Grande Porto. Pop com uma forte influência da electrónica a lembrar nomes como Zero 7, Portishead ou até mesmo Morcheeba. Uma delícia.

Sutzu – Também este projecto lisboeta faz da electrónica o seu cartão de visita. Porém, numa vertente mais industrial e obscura. Os ambientes sombrios que conseguem recriar não deixam ninguém indiferente. Com um instrumental algo limitativo têm na voz de Tânia Costa o seu grande trunfo. No seu curriculum contam com participações no Rocktaract, Rockastru`s e C.O.M.A., entre outros.

Sloopy Joe


A estreia em disco dos portuenses Sloopy Joe dá pelo nome de “Flic Flac Circus”, um disco marcado por sonoridades mundiais, ou seja, os Sloopy Joe fazem da sua música a música do mundo, indo beber inspiração ao reggae, ska, pop, afro-sound, etc. Mas a diferença está nos seus concertos. O lugar onde as suas canções fazem sentido é em cima dos palcos. Animação, sensação de partilha e uma leveza agradável são algumas das sensações que se conseguem atingir durante as suas actuações. Concerto a não perder.

dagUida – De Santa Maria de Lamas para o mundo, os dagUida são aquilo que podemos chamar de teatro musical ambulante. Não têm um estilo. Usam a música como instrumento de manifestação, seja ela amorosa, social ou intelectual. Assistir aos seus concertos é uma experiência única. Com eles o conceito de espectáculo faz todo o sentido.

Wisebomb – A banda do Porto aposta numa mescla de sonoridades como ponto de partida para a construção de canções que vivem do rock mais alternativo e o funk. Numa linha próxima de bandas como Red Hot Chilli Peppers, os Wisebomb afirmam destacar-se nas actuações ao vivo.

snail – Oriundos do Grande Porto, os snail fazem da sua música uma junção entre o rock, funk e ska. Depois de um período de grande actividade, compreendido entre 2000 e 2002, com a participação em alguns concursos de música e uns tantos concertos, em 2004 parecem estar apostados num regresso em grande. “xaxaxa” é a sua mais recente maqueta.

Anger


Os Anger não são propriamente novatos nestas andanças. Já com três álbuns na bagagem e passagem pelos maiores palcos portugueses, a banda aveirense é um dos grandes nomes do metal português. Qualidade e energia são atributos reconhecidos que, ao vivo, ganham ainda mais força. Para o Hard Club prometem uma noite de puro rock inesquecível.

Pitch Black – Vencedores da primeira edição do Rockmusic Metal Challence, o que lhes daria direito a participar no RMC 2004, são um dos nomes do metal mais respeitados no Grande Porto. O seu som é caracterizado por uma energia muito própria que conseguem transportar de forma fiel para o palco. São uma promessa do metal nacional.

Quetzal`s Feather – Apesar de terem apenas dois anos de existência, os Quetzal`s Feather podem-se orgulhar de ter partilhado palcos com nomes como Wray Gunn; Moonspell; Blasted Mechanism; Pedro Abrunhosa; Yellow W Van; Rádio Macau ou Xutos&Pontapés. Praticantes de um rock alternativo influenciado por bandas como Faith No More ou Guano Apes lançaram, em 2004 e em edição de autor, o EP “…from the ashes”.

Hyubris - Uma voz em falsete misturada com influências Folk/Metal e uma sonoridade próxima da música celta fazem deste projecto, oriundo do Tramagal, um nome seguro dentro do género, o que já comprovaram nas várias participações em Festivais e Concursos.

Lulla Bye


Considerados uma das esperanças pop/rock portuguesas, os Lulla Bye têm no single “making me better” o seu cartão de visita. Com alta rodagem nas rádios nacionais é, actualmente, tema integrante da telenovela “morangos com açúcar”. Também o videoclip da banda portuense, que conta com a participação de personagens mediáticas como Isabel Figueira ou Diogo Morgado, tem passado com regularidade na televisão.

Dollar Llama – Da Grande Lisboa chega-nos uma banda que aposta num rock directo, que é como quem diz puro e duro. A sua sonoridade prima pela coerência e uma atitude próxima do grunge. Apesar de as influências de Pearl Jam e Alice in Chains estarem presentes conseguem manter uma agradável distância, o que acaba por ser um ponto a seu favor.

Monsieur Cochon – A tradução para português pode não ser nada agradável, mas isso também não é o mais importante. É-o a música. E neste projecto de João Veiga, os sons expelem charme e uma agradável dose de ironia. Com uma pop acolhedora e tendencialmente acústica a fazer lembrar uns Belle&Sebastian ou uns The Go-Betweens em fases de nostalgia, Monsieur Cochon, ao vivo, faz-se acompanhar de um grupo de excelentes profissionais adivinhando-se, desde já, um bom espectáculo ao vivo.

Navajo – À semelhança dos Industrial 3, também os Navajo se viram impossibilitados de actuar, pelo menos em corpo presente (a sua actuação foi uma famosa projecção acompanhada da maqueta da banda), na última edição do Rockmusic Challenge. Concorreram com uma nova maqueta e prometem espalhar todo o encanto da pop dos anos 80 pelo Hard Club. The Cure, The Smiths ou Air são referências óbvias de uma banda que procura inspiração em amores falhados e nos sonhos. Agradáveis quanto baste.

Blasted Mechanism


Ninguém fica indiferente aos Blasted Mechanism. Se não for pela música é-o pelo espectáculo e a imagem da banda em palco. São, na opinião de muitos, a melhor banda portuguesa ao vivo. Na sua musicalidade há uma componente futurista que, aliada ao rock, às tendências electrónicas e à música de dança, fazem da sua sonoridade algo muito próprio e difícil de descrever. Únicos e alvo de culto, são um dos grandes nomes da música portuguesa. São a banda convidada pela organização do RMC 2004 para fechar a final a 17 de Dezembro no Hard Club.

Agenda RMC 2004

11 Novembro
"A importância dos concursos de música moderna portuguesa na promoção de novos talentos"
Fórum Fnac Gaiashopping
22 horas
Moderador:
Isidro Lisboa (Rádio Nova)
Convidados:
Nuno Passos (Y)
Jorge Baldaia (Jornalista/Rockmusic Challenge)
2 convidados a confirmar

12 Novembro
Hard Club
22 horas
Loto (Banda Convidada)
New Connection
Genius Loki
Sutzu

18 Novembro
"Os instrumentos musicais e o IVA"
Fórum Fnac Sta. Catarina
18:30 horas
Moderador:
Isidro Lisboa (Rádio Nova)
Convidados:
Sérgio Santos (Fender Ibérica)João Paulo Janela (Funky REPS)
Luis Castano (Custódio Cardoso Pereira Instrumentos)
Ricardo Dias (Rockmusic Instrumentos/Rockmusic Challenge)

20 Novembro
Hard Club
22 horas
Sloopy Joe (Banda Convidada)
dagUida
Wisebomb
snail

25 Novembro
"O papel das editoras independentes na edição de novos projectos"
Fórum Fnac Norteshopping
2 horas
Moderador:
Isidro Lisboa (Rádio Nova)
Convidados:
Rodrigo Cardoso (BorLand)
Martinez (Matarroa)
Marco Azevedo (Volume)

27 Novembro
Hard Club
22 horas
Anger (Banda Convidada)
Pitch Black
Quetzal`s Feather
Hyubris

09 Dezembro
A relação dos media com as novas bandas"
Fórum Fnac Gaiashopping
22 horas
Moderador:
Isidro Lisboa (Rádio Nova)
Convidados:
Eduardo Sardinha (Blitz)
Jorge Oliveira (RTPN/Divergências.com)
Rodrigo Cardoso (Borland)

10 Dezembro
Hard Club
22 horas
Lulla Bye (Banda Convidada)
Dollar Llama
Navajo
Monsieur Cochon

17 Dezembro - FINAL
Hard Club
22 horas
Blasted Mechanism (Banda Convidada)
+ 4 bandas

Mais Informações:


Jorge Baldaia 91 991 83 97/91 225 76 64
rockmusic_challenge@hotmail.com
jorgebaldaia@hotmail.com
jorge_baldaia@aeiou.pt
www.rockmusic.com.pt

Organização:
Rockmusic Instrumentos

Comissão Executiva:
Ricardo Dias
Jorge Baldaia

Apoios:
PITBULL – Energy Drink
Hard Club
Fnac
Blitz
Ultra Sons (RTPN)
www.divergencias.com

Patrocinadores/Prémios:


FENDER - Guitarra JAGURA/Guitarra JAZZMASTER
ELECTRO VOICE - 2 Sistemas Wireless Microfones de Mão sem Fio RE.2
PEAVEY - Baixo PEAVEY
YAMAHA - Synth S03
TAMA - Pedal Duplo IRON COBRA/Suporte Hi Hats IRON COBRA HH805
ROLAND - ME-50ZILDJIAN - Pack de pratos ZILDJIAN ZXT TITANIUM
LAG - Guitarra MG-100
RMV DRUMS - 3 Kits de peles o/ Bateria Completos
ANATOLIAN CYMBALS - Prato Splash ANATOLIAN
CARL MARTIN - Pedal DELAYLA
PRO ORCA - CAIXA 12 baquetas PRO ORCA
ABY JOHN - Alimentador de Pedais para Guitarra
SAMSON - Produto SAMSON (a designar)


FNAC – Actuação nos Fóruns FNAC do Grande Porto
Número Festival – Actuação no Número Festival 2005

Sem comentários: