segunda-feira, 18 de julho de 2005

The Neon Road - “Incandescent Night Stories” (Zona Música)


Os The Neon Road já editaram pela Bor Land. “Incandescent Night Stories”, o seu primeiro álbum tem o carimbo da Zona Música, mas bem poderia ter saído pela editora que meteu na rua o seu primeiro EP. São 10 temas em que o denominado som Bor Land invade o cd.
Sandy K., o Escocês radicado em Braga, cria neste registo uma dezena de temas introspectivos e bastante planantes. São pequenos filmes com cheiro a terra quente. Sandy parte pelo deserto à procura da canção perfeita. Tarefa árdua, mas que na maioria do tempo o músico consegue levar a bom porto.
As guitarras quase sempre country, misturam-se por vezes com outras mais sónicas criando um clima intenso. A pop e o blues embrulham-se, invadindo a nossa alma.
Old Jerusalem (Francisco Silva participa no disco), Nick Drake e Leonard Cohen são algumas das fontes inspiradoras. Apesar destas nobres referências, Sandy K. tenta a todo o custo contornar uma série de obstáculos para criar o seu próprio som. Nenhum tema nos faz saltar outro à memória descaradamente. Os The Neon Road têm vida própria, apesar de criarem um som que de repente virou moda.
E assim, estamos perante um disco de corpo inteiro. Tem alma. Tem sentir. Faz-nos sentir felizes.
Será pena se este disco passar ao lado. É um daqueles registos com um brilho tão singular, que merece iluminar a vida de muita gente. Por isso vamos todos contribuir para que esta estória tenha um final feliz.
Poderia ser este então o happy end: ele comprou “Incandescent Night Stories” dos The Neon Road, chegou a casa deitou-se na cama e meteu o disco a rodar. A partir desse dia passou a viver feliz, com estas músicas.


Nuno Ávila

Sem comentários: