quinta-feira, 24 de novembro de 2005

OUT.FEST NO BARREIRO

SEXTA-FEIRA, 25 NOVEMBRO 22h00 - Espaço Chapelaria

MANUEL MOTA + PLAN
GIGANTIQ
PROJECÇÃO DE SLIDES: JOÃO VICENTE

Gigantiq
André Gonçalves (laptop)/Nuno Moita (digital turntable, objectos e minidisc)
A música nasce de padrões cíclicos intensos que se misturam continuamente entre si dando origem a uma massa sonora aparentementeestática. No entanto ela move-se.

Manuel Mota

Manuel Mota + Plan
Manuel Mota (guitarra eléctrica)
Actualmente tem-se concentrado no desenvolvimento de uma linguagem para guitarra eléctrica fingerstyle. É um dos guitarristas mais livres e carismáticos da improvisação contemporânea, em destilação progressiva do blues e do jazz mais elípticos e condensadores deidiomas. Fundou a editora Headlights em 1998.
Plan (gira-discos) utiliza o gira-discos como instrumento há quase uma década. Plan (aka Luís Temudo) reside em Lisboa onde actua regularmente desde 1996. Tem um disco de 7 polegadas em vinil editado na Grain of Sound e vários cdr´s disponíveis na sua nova editora, Plan Records.

Exposição fotográfica/ projecção de slides: João Vicente.
João Vicente, fundou com Nuno Moita a editora Grain of Sound em Fevereiro de 2002. Desde então tem sido responsável pelo design gráfico de alguns cd´s da editora e do site oficial na internet. A projecção de slides preparada para este showcase revela o trabalhof otográfico que João Vicente tem vindo a desenvolver em paralelo com a sua actividade como designer

SÁBADO, 26 NOVEMBRO 22h00 - G.D. Ferroviários do Barreiro

FISH AND SHEEP + Tropa Macaca
LEMUR
HOMEMCÃOVELHOMORTO
ONE MIGHT ADD

Mini-Feira de Editores Independentes:

Searching Records, Merzbau, Embrionário, Monocromática, Biblia,Esquilo Records, Hey Pachuco, Mondo Bizarre

FISH & SHEEP + Tropa Macaca*
Duo composto por Afonso Simões(Phoebus) e Jorge Martins (Frango). Música feita através da construção de massas de ruído, de estruturas totalmente soltas e imprevisíveis. Em concerto, são intensos, ensurdecedores, viscerais, uma ponte de lava entre Nova Iorque e Tóquio.
*Aos Fish & Sheep, juntar-se-á, nesta noite, o duo nortenho de jogadores apaixonados de máquinas pequenas,Tropa Macaca. As duas bandas editaram recentemente o split cd-r "Parao Inferno com eles", pela Lovers & Lollypops.

LEMUR
Os Lemur, de Lisboa, praticam um rock instrumental de guitarras e ritmos pulsantes, enriquecido com o característico som de um violoncelo, ás vezes áspero, outras terno e apaziguador. Depois de um cd-r lançado pelos próprios e de uma participação na nova colectâneada editora Bor Land, preparam um novo Ep, que será lançado pelanetlabel Merzbau

HOMEMCÂOVELHOMORTO
Rock arrastado, claustrofóbico, hipnótico. As letras são variações múltiplas e infindáveis do perene fenómeno que é a decadência humana. Cláudio Pereira, o vocalista, canta palavras de ordem de uma forma violenta e apaixonada, não muito longe do estilo de um Adolfo LuxúriaCanibal. Parece normal que sejam do Barreiro.

ONE MIGHT ADD
Dois membros dos We Shall Say Only The Leaves, Alberto Arruda e Rubenda Costa, exploram, recorrendo a uma bateria e um gira-discos, uma sonoridade que é umas vezes tribal e celebratória, outras mais planante e contemplativa, com fortes reminiscências do kraut-rock alemão dos anos 70.

DOMINGO, 27 NOVEMBRO 18h00 - Cine Clube do Barreiro

OPHÉLIA

Sinopse: Video-Clip para uma peça de Marina Nabais e Rogério NunoCosta, intitulada Ophélia.

Ficha técnica:
Guião ideia criativa: Marina NabaisRogério Costa
Realização, montagem e direcção fotográfica: António M. Cabrita
Interpretes: Marina Nabais
Música: Nanú Produção: Menina dos meus olhos.

LIMITES

Sinopse: Limites é uma peça promocional de um espectáculo de Luís Guerra, filmado no período de residência do projecto em Montemor. Uma curta-metragem que traduz a ambiência do próprio espectáculo.

Ficha técnica:
Realização, Montagem, Produção e Direcção fotográfica: António M. Cabrita
Interpretes: Manuel Silva, Marta Cerqueira, Luís Guerra
Música:Tiago Cerqueira

NO CAN DO

Sinopse: No can do é um exercício de estilo, um modo de contrariar a corrente fazendo cinestético contra o cinestático. Um corpo masculino segura um cigarro e o cigarro está mais vivo que o corpo. O corpo parou com pensamentos flash do presente, passado, futuro edesconhecido.
Ficha Técnica:
Autor: Sal www.poisbem.com

LONGPLAY

Sinopse: Um picnic doméstico

Ficha técnica:
Autor: sal www.poisbem.com
Vídeo de performance musical por Sal. Patrícia Timóteo

DOMINGO, 27 NOVEMBRO 22h00 - Espaço Contraluz

PCF MOYA
Projecto a solo de Rui Dâmaso (Frango), em que a guitarra é utilizada, através da sobreposição de loops, para construir camadas de som que apontam para atmosferas hipnóticas e, sobretudo, meditativas. Apesar de ter já editado o álbum Surgeon Surgeon pela Searching Records, esta será a sua primeira actuação.

FLOCK FACE FUCK
Jorge Martins e Paulo Fonseca misturam guitarras processadas com batidas sincopadas e glitches discretos, numa abordagem pouco convencional que resulta em paisagens sonoras de densidadeconsiderável, assentes em estruturas complexas e cativantes.

Sem comentários: