quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

COBRA REPRESENTA ELEVATOR MUSIC




Tédio Boys e Les Baton Rouge com discos nas lojas


A Cobra firmou um acordo de representação para Portugal com a editora nova-iorquina Elevator Music, responsável pela edição discográfica dos desaparecidos Tédio Boys(1989-2000) e Les Baton Rouge (1998-2005). Em resultado desse acordo estão já disponíveis no mercado português os álbuns "Outer Space Shit!!!" (1996) e "Bad Trip"(1999) dos Tédio Boys e o álbum "My Body - The Pistol" (2003) dos Les Baton Rouge.

TÉDIO BOYS

Tédio Boys é a retrospectivamente aclamada banda seminal do rock de Coimbra, cujo desmembramento deu origem aos Wray Gunn e The Legendary Tiger Man (Paulo Furtado aka King Cake - guitarra), aos BunnyRanch (Kaló - bateria), aos The Parkinsons e Blood Safari (Victor Torpedo - guitarra) e aos D3ö (Tony Fortuna - voz). Da formação histórica apenas o baixista André Ribeiro não deu continuidade musical à herança Tédio Boys.

Praticantes de um psychobilly sujo e lunático algures entre os The Cramps e Screamin' Jay Hawkins, considerados "a mais doentia banda do Mundo" por Joey Ramone (em cuja festa de aniversário - no Continental de Nova Iorque - viriam a participar, corria o ano de 1997, na primeira das três tournées que fizeram pelos Estados Unidos), deixaram para a posteridade o mito, três álbuns e uma mão cheia de temas entre singles e participações em colectâneas. Acabaram quando o reconhecimento começava a ser palpável, sobretudo nos EUA.

Dos três álbuns que editaram - o primeiro "Porkabilly Psychosis!!!" (1994) ainda pela editora portuguesa Numérica - ressalta a evolução prodigiosa da banda, que se demarca dos decalques e das influências, notórias no início, para progressivamente encontrar a sua personalidade, isto sem renegar o fascínio americano e o gosto pela lenda dos pioneiros do rock n roll, numa sopa de blues, country e american garage. A esta rápida evolução não será alheia a americanização da carreira e da vivência dosTédio Boys, nomeadamente a experiência das tournées que os fizeram correr e viver os Estados Unidos de lés-a-lés, das grandes cidades do Norte ao Sul profundo, e que é patente também nos discos: enquanto "Porkabilly Psychosis!!!" era gravado e editado em Portugal, já "Outer Space Shit!!!" era gravado em Portugal - com a participação da Voodoo Dolls Cristina nas teclas - e editado nos Estados Unidos e "Bad Trip" era todo feito na América, em Nova Iorque, pela mão de Matt Verta-Ray.

Quando os Tédio Boys finaram tinham já um quarto álbum gravado ("Pussy Nest"), mas ainda não editado, e cuja edição acabou por ser suspensa pela Elevator Music.Tratar-se-á, segundo os responsáveis pela editora, do melhor disco dos Tédio Boys.

LES BATON ROUGE

Les Baton Rouge é a banda de Suspíria Franklyn, mentora das Everground, uma das primeiras bandas exclusivamente femininas, depois das Voodoo Dolls, que fizeram algum furor no underground lisboeta de meados dos anos 90.

Os Les Baton Rouge herdaram esse lado tendencialmente feminino, sendo inicialmente compostos por três mulheres (Suspíria Franklyn - voz e guitarra; Eve Von Schiller - baixo; Corrine Dumas - bateria) e um homem (James Jacket - guitarra), formação que gravou o primeiro álbum, "Slut Machine" (2000), numa edição artesanal da sua produtora The Jeanette Plat Corporation. Convencidos que Portugal era demasiadof echado para a música que praticavam, um punk riot grrrls furioso e feminista, algures entre as Bikini Kill, os X-Ray Spex e as Kleenex, decidiram avançar para a Europa, com uma primeira tournée espanhola em Junho/Julho de 2001 - já reduzidos atrio depois da saída de Eve Von Schiller - em apoio à edição do EP "Sexcentric" pela madrilena Munster Records. É esse trio que finaliza a gravação, em Outubro de 2001, daquele que viria a ser oficialmente o seu primeiro álbum ("Women Non-Stop"), editado em Maio de 2002 pela Elevator Music.

Com a edição de "Women Non-Stop" e depois de trocarem Lisboa por Berlim, iniciam uma sucessão de grandes e bem sucedidas tournées, primeiro pela Costa Leste dos Estados Unidos, em Maio e Junho de 2002, depois pela Europa (Espanha, França, Bélgica,Holanda e Alemanha) de Agosto a Novembro desse mesmo ano, já com Peter Shamble no baixo. A tournée americana serviria ainda, com o apoio de Tim Kerr (Big Boys), para gravar num estúdio de Connecticut material para os próximos tomos discográficos da banda: o EP "Chloe Yurtz" e o álbum "My Body - The Pistol".

"Chloe Yurtz", editado pela Elevator Music em Março de 2003, daria o mote para mais 4 tournées, já com Lars Friedrich no lugar de Corrine Dumas, primeiro uma alemã, em Fevereiro e Março, depois a segunda tournée americana, agora de Costa a Costa, entre Abril e Junho (com passagem pelo mítico CBGB a 9 de Abril), uma tournée britânica, em Setembro, e por fim a segunda tournée europeia (Alemanha, Bélgica, Holanda e Áustria), de Setembro a Dezembro.

Finalmente a edição de "My Body - The Pistol", com entrada directa nos American Charts, proporcionaria uma terceira tournée americana, em Fevereiro e Março de 2004, e artigos elogiosos em jornais como o "The Village Voice" ou o "LA Weekly", que considerou os Les Baton Rouge como band of the week.

Sem comentários: