sábado, 29 de julho de 2006

Blumen - “Blumen” (Demo, edição de autor)



USA. É para aí que apontam as guitarras dos Blumen. A inspiração vem do rock. Por vezes, o baixo atira o som para lados mais funk. Outras vezes é o ska que aparece em cena, para abrilhantar o som.
Os Blumen praticam um rock encorpado. O bom vinho quer-se encorpado. Existem muitos bons tintos prontos a acompanhar um prato de carne. E se não se beber este, escolhe-se aquele.
A música dos Blumen tem um pouco este defeito. Existem muitos grupos a percorrerem a estrada trilhada pelos Blumen. E por isso, se a banda não conseguir ter uma boa casta para criar um bom som, a sua música tem tendência a perder-se no meio da prateleira.
Quando tentam inovar, como no tema, “Innocent By Stander”, onde o rock e o ska se cruzam e dão as mãos, o som da banda consegue ganhar brilho. E os músicos fazem-nos querer que por aqui existe futuro. Basta parar, reflectir e avançar apenas quando o sinal estiver verde.
Só é pena que no restante tempo, a banda se deixe levar por linhas sonoras já mais gastas e com menos sabor.
De momento eles estão a preparar o seu primeiro disco. Espera-se que tenham tempo para a vindima. Eles já provaram ser capazes de servir boas canções. Já provaram ser bons na poda.
Agora o melhor será sulfatar toda a uva com cuidado para que daqui possa nascer um bom vinho. Com gosto diferente. Mas sempre encorpado…

Nuno Ávila

Sem comentários: