terça-feira, 26 de dezembro de 2006

Electric Willow - “Mood Swing” (Transporte de Animais Vivos)




Quem colocar distraído este cd na aparelhagem pode julgar estar na presença do tão aguardado segundo disco dos Caffeine. Infelizmente não é assim, porque os Caffeine já não estão entre os vivos. No entanto, Cláudio Mateus que dava voz á banda figueirense não cruzou os braços. Continuou a compor, recrutou Pedro Geraldo para a bateria e Adílio Sousa para o baixo e formou estes Erlectric Willow.
As semelhanças com os som dos Caffeine são algumas. Primeiro porque o compositor destas 10 canções é Cláudio Mateus. Em segundo porque, as referências do Cláudio continuam a ser as mesmas.
O maior legado criativo vem dos anos 80. Lou Reed e Lloyd Cole são as duas referências maiores. No entanto este som vai mais longe bebendo igualmente inspiração em nomes como Bob Dylan ou Velvet Underground..
Então qual é a grande diferença entre “Mood Swing” e o primeiro dos Caffeine? Este registo está mais colorido. Menos intimista. Dá-se mais ao rock. Tem outras guitarras. Basta ouvir “Rock And Roll Song” para comprovar. A canção que mais remete para o passado tem por nome “Be For Real”. Um raro momento de inspiração, que nos deixa com pele de galinha.
No entanto, convém salientar que estes Electric Willow valem pelo que são agora, e não por aquilo que foram os Caffeine. Têm vida própria. Escrevem grandes canções.
Estamos assim perante um disco fresco e inspirador. Um registo que faz do pop/rock arma de ataque. Que tem momentos capazes de fazer mexer a nossa alma. E isto basta para que o escutemos com prazer.
Por isso, quando desejarem uns minutos de paz interior, ponham “Mood Swing”a tocar. Vão ver que sentem logo uma nova energia. Que dura… dura… e dura…

Nuno Ávila

Sem comentários: