segunda-feira, 30 de julho de 2007

RECORDAÇÃO - DONNA MARIA




No ano 2000 Miguel Ângelo Majer junta Ricardo Santos e Marisa Pinto, e formam aquela que seria a banda “embrião” dos Donna Maria. Uma banda de versões, de nome Xl Femme, que tinha como objectivo recriar e por vezes, “destruir” e reconstruir canções.

Em 2002 iniciam algumas experiências em estúdio para registo de ideias desenvolvidas, sem uma finalidade de gravação ou edição de um disco. Apenas gravar e ouvir, regravar e ouvir de novo…

2003 é o ano da decisão. Um novo caminho se abre aos 3 músicos lisboetas, e decidem aquilo que muitos esperavam. A formação de uma banda de originais e com, agora sim, o objectivo de uma carreira discográfica onde para os três faria sentido o registo e a consequente audição pelo público, de uma música que muitos apelidavam de “estranha”. Nasceram os Donna Maria.

Em Dezembro de 2003 assinam o seu 1º contrato com uma editora discográfica e em Novembro de 2004 editam o seu álbum de estreia “Tudo é para sempre”. Não se poderia desejar melhor estreia para uma banda que decidiu trilhar caminhos difíceis na indústria discográfica nacional.

Contando com a participação de nomes consagrados como Paulo de Carvalho, Vitorino, o “Prefácio” de Pedro Abrunhosa e Carlos do Carmo, os Donna Maria desde cedo fizeram entender que não eram um “produto” de consumo imediato e prometiam desenvolver um trabalho credível no panorama musical português.

Em Janeiro de 2006, "Tudo é para sempre..." alcançou o galardão de “Disco de Ouro” e a venda de 3 000 unidades fora de Portugal, o que fez aumentar a atenção sobre a banda lisboeta. Varias personalidades do mundo do espectáculo e a crítica, juntaram-se ao aplauso dado por um público que se mostra fiel e seguidor da música dos Donna Maria. Dezenas de concertos, muitos deles com lotação esgotada, fazem da 1ª Tournée iniciada em 2005, um sucesso marcante. De Norte a Sul de Portugal, passando pelas ilhas, os Donna Maria provaram porque eram alvo de tantos elogios. O público e a crítica aplaudiram mais uma vez. Em disco e ao vivo a banda prova que é um projecto sólido e com valor suficiente para continuar o trabalho em 2003 iniciado.

Os olhos estavam definitivamente postos em cima dos Donna Maria e em Dezembro de 2006 a banda assina o 2º contrato discográfico com a prestigiada editora discográfica EMI. Mais um importante passo dado na sua curta mas promissora carreira.

Um novo trabalho será editado neste ano de 2007 e as expectativas sobem assim como a exigência para com a banda. Os Donna Maria sabem e gostam dessa ”pressão”. É mais um estimulo a juntar-se a tantos outros que a banda guarda dentro de si. Em que talvez o principal, seja a enorme cumplicidade, amizade e uma forte personalidade artística, que une estes 3 músicos portugueses.

A dificuldade em geral de classificar e definir o “som” deste projecto, demonstra a vincada personalidade demonstrada nesta estreia que muitos consideraram brilhante. Que música é esta? Como se chama? Esta música chama-se… DONNA MARIA.

Sem comentários: