quinta-feira, 25 de setembro de 2008

BURAKA SOM SISTEMA A CHEGAR




Novo álbum ‘Black Diamond’, a 29 de Setembro!
Novo vídeo ‘Kalemba (wegue wegue) Feat. Pongolove


Isto é Buraka.
Isto é a ascensão da periferia enquanto força criativa.
Isto é viver o PAL(p)OP no concreto, redefinindo o conceito de Música do Mundo.
Isto é música para todos os mundos e chamemos-lhe apenas "Black Diamond".

50 minutos de música conceptualizada, criada, gravada e lapidada em Campo de Ourique, Notting Hill, Maianga, Hackney Wick, Terra Nova–Rangel, Denmark Street, Vendas Novas, restaurantes, aeroportos, auto-estradas, hotéis e camarins, entre Junho de 2007 a Agosto de 2008, com acesso ao que de melhor a tecnologia digital produz mas sem nunca deixar de recorrer ao improviso técnico.
Pensar num álbum que olhasse e tratasse todas as cidades sobre o mesmo prisma foi a motivação primária dos Buraka Som Sistema. Encontrar histórias e ritmos similares, filtrando-as esteticamente para que fossem consumidas em e com o público. Aqui ou em qualquer outra cidade.

A primeira amostra do disco chegou via Web - o site musical Pitchfork Media estreou o vídeo do single "Sound of Kuduro", que conta com as participações vocais de vários mc's: a britânica M.I.A, habituada a navegar por sonoridades marginais; os angolanos Puto Prata, Saborosa e Dj Znobia, um dos arquitectos do novo Kuduro. O vídeo, filmado em Luanda, serviu como introdução ao universo Kuduro. As reacções não se fizeram esperar e as críticas favoráveis colhidas na blogosfera transformaram-no num acontecimento virtual.

Geograficamente, nos 12 temas apresentados em "Black Diamond", os Buraka Som Sistema conduzem-nos até Londres, onde os Virus Syndicate nos convidam para dentro das graves e ásperas sonoridades do dubstep. Fazendo-nos sentir como se estivéssemos na Luanda de Bruno M, com seu flow inconfundível e que em 4 minutos faz a ponte com a Cidade de Deus, onde Deize Tigrona, uma das vozes maiores do Baile Funk, nos coloca no coração da favela e reaproxima o Rio de Janeiro a Lisboa, no verbo e nos gestos. A todos os que já percorreram a IC19 e que perante a imensidão de prédios se questionaram sobre como vivem, sonham e se divertem os que ali habitam, Pongolove, a jovem MC angolana (que emigrou para Amadora com a família), responde com “Kalemba (wegue wegue)".

É disto que é feito este diamante negro: de lugares e das pessoas que neles circulam; de linhas de baixo capazes de fazer estremecer edifícios; de construções rítmicas energéticas, dignas de destaque em qualquer dance-floor (xunga ou trendy) e da capacidade de produzir e organizar todos estes elementos de forma a que façam um sentido imediatamente sentido.

Alinhamento de ‘Black Diamond’


Luanda/Lisboa com Dj Znobia
Sound of Kuduro com M.I.A., Dj Znobia, Saborosa, Puto Prata
Aqui para Voces com Deize Tigrona
Kalemba (Wegue Wegue) com Pongolove
Kurum
IC19
Tiroza com Bruno M
General
New Africas pt. 1
New Africas pt. 2
Beef
Black Diamond com Virus Syndicate


Myspace
Site Oficial Enchufada
Site Oficial Sony BMG Portugal

Sem comentários: