quarta-feira, 26 de novembro de 2008

POP-ROCK PORTUGUÊS E FADO EM BD


A música portuguesa chega aos quadradinhos. O fado e o pop-rock português em banda desenhada. São duas colecções onde artistas da 7ª arte são convidados a retratar a história do fado e de alguns dos mais emblemáticos grupos e artistas nacionais dos últimos 30 anos.
A colecção do pop-rock, comandada por Paulo Cotrim, abre com o livro sobre os Xutos & Pontapés (que foi lançado no Festival de Banda Desenhada da Amadora), criado por Alex Gozblau, acompanhado do CD "Dados Viciados" com dois temas extra ao vivo.
Nesta série, teremos ainda obras sobre:
Pedro Abrunhosa - Rui Ricardo,
Pop Dell'Arte - Fernando Martins,
UHF - Pedro Brito,
Jorge Palma - Susa Monteiro,
Rui Veloso - Luís Henriques,
Sérgio Godinho - Miguel Rocha,
António Variações - Daniel Lima,
Da Weasel - Tiago Albuquerque,
GNR - Nuno Saraiva,
7ª Legião - Rui Lacas,
Trovante - Maria João Worm,
José Cid - Pedro Zamith
Heróis do Mar - Richard Câmara.
Todos os livros serão acompanhados de CD.
Na colecção sobre o fado, coordenada pelo musicólogo Rui Vieira Nery e pela directora do Museu do Fado, Sara Pereira, é contada "uma original história do fado", em 10 volumes, onde o argumento e desenho estão a cargo de Nuno Saraiva. Uma história cronológica onde não serão esquecidos os nomes de Alfredo Marceneiro, Hermínia Silva, Carlos do Carmo e Amália Rodrigues, a única que é retratada num só volume, Mariza e Camané. O projecto «Fados», de Carlos Saura, será igualmente retratado por Nuno Saraiva.
Editados pela Tugaland, os livros irão chegar às lojas em Dezembro

Sem comentários: