terça-feira, 27 de abril de 2010

SAMUEL ÚRIA COM NOVO SINGLE





QUINTA-FEIRA - 29 DE MAIO – 19h30 – FNAC CHIADO


NOVO SINGLE
“Teimoso”


Eu que nasci muito antes do PEC, tive a ousadia de um dia dizer que Samuel era o novo Reininho. E olhem que isto não se diz de ânimo leve… Samuel tem a bênção de um nome que lhe fica tão bem, como Reininho a Rui. E isto dos nomes condiciona-nos a vida. Tanto nos faz saltar borda fora como se nos cola à pele para sempre. Úria é de Samuel, um nome que jaz nele.

As comparações são injustas, bem sei. Não quero uma guerra pendular Lisboa/Porto. Não quero Obama versus (como é que se chamava o candidato republicano?!...). Não quero Samuel de águia ao peito e Reininho a cuspir o fogo do Dragão. O que me faz seguir as pessoas, é a genialidade delas. Samuel pode cantar Lobato de Faria ou Bob Dylan com a mesma fé. Vem do tempo em que muitos ganharam preconceitos e ele perdeu a vergonha. Em palco pode ser o que quiser sem claudicar. Em falsete sem beliscar a virilidade das calças justas, ou com o negrume na voz que uma dor arrasta.

Samuel, dizem, é de uma eficácia tal, que pega no lápis e faz uma letra como quem o põe atrás da orelha. Marceneiro das palavras, tão bem esculpidas, tão bem afagadas. Encomendem-lhe uma letra, e ele nem precisa do torno. (Reininho do trono).

Samuel teimoso que se afasta de mim com o Beck, e que vem ao meu encontro não sendo do prog rock.

Samuel Úria, é o músico que seguirei religiosamente.

Inês Meneses

Sem comentários: