quinta-feira, 25 de novembro de 2010

DISCO DE MARIZA ANTECIPADO




Concertos de apresentação mundial
nos Coliseus
Porto * 25 de Novembro
Lisboa* 29 e 30 de Novembro


A edição do novo disco de Mariza – “Fado Tradicional” – foi antecipada para o dia 26 de Novembro. Inicialmente prevista para o dia 29 do corrente mês, o disco será assim editado um dia depois da actuação de Mariza no Coliseu do Porto.


Esta alteração surge na mesma semana em que foi anunciada a segunda data no Coliseu de Lisboa. Assim sendo, Mariza irá apresentar o novo disco na mítica sala lisboeta nos dias 29 e 30 de Novembro.

“FADO TRADICIONAL”

epois de nove anos de viagens pelo mundo, Mariza regressa com “Fado Tradicional” às raízes do Fado.

A viagem que começou em 1991 - ano de edição do disco de estreia “Fado em Mim” – e que tem corrido mundo e públicos tão distintos deixou inevitavelmente a sua marca em Mariza enquanto ser humano, mulher e artista e faz constantemente renascer a voz e a emoção da cantora. Desse renascer vem o sopro sobre o que sempre esteve presente – o Fado.

Mariza encontra agora o momento certo para lançar um novo olhar sobre as suas raízes e sobre o que sempre permaneceu no seu trabalho. Como uma tatuagem, o fado tradicional esteve sempre na pele de Mariza e surge agora mais maduro e experimentado.

Em “Fado Tradicional”, Mariza canta, em tom de homenagem, poetas e fados de sempre que a marcaram desde a infância e junta a eles a contemporaneidade e visão pessoal que a caracterizam.

A propósito do novo disco, escreve o musicólogo Rui Vieira Nery: “Mariza regressa, pois, aqui às próprias raízes do Fado “clássico”, mergulhando por completo nas tradições mais autênticas e mais consagradas pelo tempo de um género de que é hoje um expoente consagrado. Mas ao mesmo tempo continua atenta a uma nova geração de jovens compositores como Sérgio Dâmaso, e estimula os seus acompanhadores a apoiá-la nesta viagem como um suporte instrumental assumidamente contemporâneo e por vezes ousadamente experimental. Mais uma vez oferece-nos a sua mistura tão especial do velho e do novo, mas sempre só o melhor”.

Sucessor do multiplatinado Terra, editado em Junho de 2008, “Fado Tradicional”, o quinto álbum de estúdio de Mariza, foi gravado em pleno coração da capital , no Lisboa Estúdios entre Julho e Setembro último pelo musico e produtor Diogo Clemente.

Com edição a 26 de Novembro, o novo disco estará disponível nas seguintes edições: “Edição Standard” – CD com 12 fados; “Edição Especial” – CD com 12 fados + 2 fados extra; e "Edição Digital".

A apresentação mundial do disco acontecerá nos Coliseus do Porto e Lisboa a 25 e 29 e 30 de Novembro, respectivamente. Um espectáculo cujo cenário é desenhado pelo prestigiado arquitecto Frank Gehry.

Com mais de 30 discos de platina em apenas nove anos de carreira editorial, Mariza reúne o reconhecimento do público e crítica mundial; ao longo dos anos tem esgotado muitas das salas de espectáculo mais prestigiadas nos cinco continentes – da Ópera de Sidney ao Royal Albert Hall em Londres passando pelo Carnegie Hall em Nova Iorque. Mais: o reconhecimento já lhe valeu duas nomeações para os Grammys e importantes galardões como o MIDEM European Border Breaker Award ou o prémio da BBC para Melhor Artista Europeia de World Music.

Alinhamento”Fado Tradicional”


1. FADO VIANINHA * Fado Vianinha * (Francisco Viana)
2. PROMETE, JURA * Fado Sérgio * (Maria João Dâmaso / Sérgio Dâmaso)
3. AS MENINAS DOS MEUS OLHOS * Fado Alfacinha * (Fernando Pinto Ribeiro / Jaime Santos)
4. MAIS UMA LUA * Fado Varela * (Diogo Clemente / Reinaldo Varela)
5. DONA ROSA * Fado Bailarico * (Fernando Pessoa / Alfredo Marceneiro)
6. AI, ESTA PENA DE MIM * Fado Zé António * (Amália Rodrigues / José António Guimarães Serôdio)
7. NA RUA DO SILÊNCIO * Fado Alexandrino * (António Sousa Freitas / Joaquim Campos)
8. ROSA DA MADRAGOA * Fado Seixal * (Frederico de Brito / José Duarte)
9. BOA NOITE SOLIDÃO * Fado Carlos Da Maia * (Jorge Fernando)
10. DESALMA * Fado Alberto * (Diogo Clemente / Miguel Ramos)
11. MEUS OLHOS QUE POR ALGUÉM * Fado Menor do Porto* (António Botto / José Joaquim Cavalheiro Jr.)
12. PROMETE, JURA com Artur Batalha * Fado Sérgio * (Maria João Dâmaso / Sérgio Dâmaso)


Temas-extra Edição Especial:
13. OLHOS DA COR DO MAR * Fado Amora * (João Ferreira-Rosa e Óscar Alves / Joaquim Campos)
14.LAVAVA NO RIO, LAVAVA * Fado Lavava No Rio, Lavava * (Amália Rodrigues / Fontes Rocha)

Sem comentários: