segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Birds Are Indie - “Ok It’s Xmas” (Edição de autor)




Os Birds Are Indie são aquela banda que não o queria ser. Um dia pegaram na guitarra, tiraram uns escritos da gaveta e escrevem as primeiras canções.
São dois. Ele apaixonado por ela e vice-versa. Já lá vão 13 anos de amor. Por isso estas canções são intimas e vêm direitas ao coração.
Depois, eram aquele duo tímido que dizia já mais subir a um palco. Porque eles se apelidam de não músicos. Bastou uma vez para lhe tomarem o gosto. Correram o país e tocaram em alguns importantes espaços e festivais.
Os Birds Are Indie passaram da banda que não o queria ser à banda que todos querem. Porque a música deles cativa. Pela simplicidade. Porque eles são humildes. Porque a sua alegria contagia.
São sons nostálgicos, feitos de uma calma que nos preenche por inteiro. Um pop pardacento que nos toca fundo.
Chegados ao Natal de 2011 os Birds Are Indie escrevem uma bonita e singela canção alusiva à quadra de nome ”We’re So Happy That It’s Christmas”. Novamente com a ajuda do seu amigo Henrique Toscano gravam este belo pedaço de som.
Mas como um EP não se faz só com um tema vai daí pegaram em mais três canções gravadas ao vivo e rechearam o disco.
“Before There Was A Before (gravada na Fnac de Coimbra a 8 de Setembro) e “Now It’s Too Late” (gravada no Mercado Negro em Aveiro a 20 de Maio) do segundo EP “Life Is Long” e “Cold Hands”(gravada no Sub Escuta em Barcelos a 14 Outubro) do primeiro registo “Love Birds Hate Polen”, são as canções que provam que ao vivo as músicas dos Birds Are Indie resultam muito bem.
Mais uma vez o casal entregou-se com carinho e devoção à feitura de cada um dos 100 exemplares que podem encomendar via birdsareindie@gmail.com. Um bonito trabalho gráfico, feito dentro do mais puro do it yourself. A certeza de que cada cópia é manufacturada por eles, o que dá mais valor à obra.
Por isso não deixem passar o Natal e corram a mandar vir este EP. Canções assim fazem-nos esquecer que o nosso subsidio natalício foi cortado.
Agora os Birds Are Indie sonham já com o futuro. Os dois juntinhos a fazerem belas canções, assim despretensiosas. E mesmo não sendo músicos como dizem, fazem melodias cada vez mais brilhantes repletas de novos instrumentos. Ouvimos agora pianos e alguns instrumentos de brincar.
Sim, porque para eles a música é uma séria brincadeira e quem se quiser juntar será bem vindo.

Nuno Ávila

Sem comentários: