terça-feira, 31 de julho de 2012

BODYSPACE EM GUIMARÃES


















“Isto é uma praça!”, foi o que alguém deve ter dito quando olhou para a Zona de Couros em Guimarães e imaginou algo melhor para aquele área devoluta e abandonada. Nos últimos meses, fez-se muito com pouco e a cidade Capital Europeia da Cultura ganhou um novo espaço. 

E porque agora há que enchê-lo de vida, convidaram o Bodyspace a programar cinco concertos para esse espaço. Sempre homem e guitarra, às vezes voz. Sempre aos sábados, sempre ao final da tarde (19h), sempre com entrada livre, claro está. 

Começa já no dia 4 de Agosto com Victor Herrero, um dos segredos mais bem guardados da música independente espanhola dos últimos anos, autor de uma página de bonita celebração da música folk sem nunca esquecer as suas raízes andaluzes. A 11 de Agosto é a vez de Old Jerusalem, que é como quem diz Francisco Silva, mostrar uma das mais interessantes - e amplas - discografias recentes da música portuguesa. Segue-se The Partisan Seed, a 18 de Agosto, que mostrará Spirit Walking, o último capítulo de uma trilogia iniciada em 2006 com Visions Of Solitary Branches e continuada em 2008 com Indian Summer e que confirmou Filipe Miranda como um escritor de canções a ter em conta a cada momento. No dia 25 de Agosto levam a Guimarães Filho da Mãe, ou seja Rui Carvalho, que com o lançamento do seu disco de estreia, o surpreendente Palácio, marcou posição como um dos nomes mais entusiasmantes da música feita em Portugal nos dias de hoje. A fechar, no dia 1 de Setembro, JP Simões, contador de histórias, poeta dos tempos modernos, catalisador de emoções - um emocionador, se tal palavra existisse -, apresenta-se em Guimarães a fechar um ciclo que pretende dar nova vida à praça recentemente descoberta.

Sem comentários: