quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

BREVE HISTÓRIA DO METAL NACIONAL











Lisboa, 20 de dezembro de 2012 - Na véspera do apocalipse eis que chega finalmente às mãos do público o há muito aguardado e-book “Breve História do Metal Português”, da autoria de Dico.

Investigada e escrita ao longo de dois anos, esta obra inédita e única no País vem preencher uma grave lacuna na história do Metal forjado em terras lusas. Pela primeira vez, a informação sobre a génese do Metal luso foi compilada num único volume.

Disponível para download gratuito em http://www.mediafire.com/?0x0klsl8vdl4wh5 “Breve História do Metal Português” relata em pormenor a história do nosso Metal desde os primórdios, nos anos 60 e 70, recorrendo para tal a entrevistas com músicos da época, a trabalhos académicos, fanzines, sites, blogues, entre outras fontes.

Nesta obra relembra-se (para os mais velhos) e conta-se (para os mais jovens) a incrível saga destas bandas, que obtiveram enorme sucesso apesar das condições políticas e sociais extremamente adversas. Foi ainda durante o regime autoritário de Salazar e Marcello Caetano que surgiram os primeiros grupos, então inseridos no movimento designado “Ié-ié”. 

O leitor ficará também surpreendido pela influência que figuras como Júlio Pereira, José Cid, Fernando Girão ou o maestro Miguel Graça Moura exerceram no desenvolvimento do Heavy Rock Português.

A obra encontra-se organizada em dois capítulos. O primeiro abrange a génese do estilo em Portugal, desde os anos 60 até ao final do boom do Rock Português, em 1983. O segundo capítulo engloba os 16 anos compreendidos entre 1984 e 1999. Desde a semente dos The Playboys, passando pela afirmação dos Arte & Ofício, até ao surgimento do Underground ou da consagração dos Moonspell esta obra nada deixa ao acaso. De leitura obrigatória!
 
Dico é jornalista. Editor de vários periódicos, colaborou nas revistas “Riff”, “Blast!” e “Versus Magazine”. Fundou os blogues “Metal Incandescente”, “A a Z do Metal Português” e “Reflexões Musicais". Nos últimos seis anos focou-se no artigo de opinião e na crónica, tendo escrito para cerca de 20 sites e blo-gues. Foi baterista de bandas como os Dinosaur ou Sacred Sin, tendo com elas gravado os clássicos Dinosaur (demo-tape) e Darkside (álbum). 


Apoios oficiais:
http://www.soundzonemagazine.blogspot.pt/
http://pt.myspace.com/versusmagazine

Sem comentários: