segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

M-PEX E MAKROX JUNTOS EM DISCO


















Co-edição Autor + Enough Records 2013
DOWNLOAD GRATUITO & LEGAL
http://enoughrecords.scene.org/ | http://soundcloud.com/mpex
Este trabalho é licenciado através duma LICENÇA CREATIVE COMMONS.
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/
ALGUNS DIREITOS RESERVADOS.

M-PeX e Makrox são velhos amigos de luta. Do primeiro conhecemos os seus discos em que a batidas electrónicas juntaGuitarra Portuguesa. Do segundo um som de raízes electrónicas enxertado de ritmos Folk e Tribais. Ao vivo são quase sempre cúmplices.

Agora os dois projectos uniram-se para criarem “VOLUKTA”, disco que irá estar disponível para retirar gratuitamente do site da Enough Records, tendo igualmente uma edição física.

Comecemos por explicar o título. “VOLUTA” é a parte superior da Guitarra Portuguesa. Na de Lisboa é um caracol, na de Coimbra uma lágrima e na do Porto é um busto de figura pessoa ou animal. Segunda explicação: todos os 10 temas têm nomes de constelações celestes ou astros. Todos estes conceitos fazem muito sentido, já que a Guitarra Portuguesa navega por um som deveras espacial.

E que som é este? Podemos falar aqui de fusão? Podemos e devemos! A electrónica baralha-se com o Fado, e este por sua vez mistura-se com batidas tribais, e a espaços com o Jazz, por via de um Saxofone, ou mesmo do Hip-hop à conta de um 'scratch' na última faixa. Sem timidez, podemos aqui falar em World Music.

É conhecida a teoria que nos diz que o Fado tem proveniência árabe. Mais uma vez, e depois de escutarmos este disco ficamos com esta ideia mais viva. Sim porque muita da inspiração que os músicos nos passam vem do norte de África.

Um disco tão grande como o céu...e repleto de brilhantes e luminosas estrelas.

Nuno Ávila

Sem comentários: