sexta-feira, 16 de agosto de 2013

NOVAS EDIÇÕES DA PRINCE

Os novos discos da editora Príncipe - Niagara ‘Ouro Oeste’ e Nigga Fox ‘O Meu Estilo’ - estão já disponíveis nas lojas nacionais (Louie Louie Lisboa/Porto, Carbono Lisboa, Matéria Prima Lisboa/Porto, Flur, FNAC Chiado, entre outras) e muito em breve nas lojas um pouco por toda a Europa, Japão e Estados Unidos, estando a distribuição internacional a cargo da Rubadub.
 
Para os ainda não iniciados, a Príncipe é uma editora de Lisboa, inteiramente dedicada a editar música de dança contemporânea 100% real a ser produzida nesta cidade, nos seus subúrbios, bairros sociais e guetos. Novos sons, formas e estruturas com o seu próprio código de poética e identidade cultural. Queremos certificar-nos que o trabalho incrível que está a ser produzido aqui, seja em house, techno, kuduro, batida, kizomba, funaná, tarrachinha ou noutro novo desenvolvimento estético ainda inominável, deixe de permanecer desconhecido fora dos nossos clubes, telemóveis e quartos. Há cerca de um ano e meio em actividade, iniciada com os lançamentos de DJ Marfox ‘Eu Sei Quem Sou’ e Photonz ‘WEO / Chunk Hiss’, a editora promove também mensalmente uma Noite homónima para celebrar esta música e atitude que toma lugar no cúmplice inexcedível Musicbox, regressando já em Setembro sendo a primeira com convidados internacionais a anunciar brevemente.
 
P003
NIAGARA
“Ouro Oeste”
Vinil 12" / Digital
Escrito e produzido pelos Niagara
Masterizado por Tó Pinheiro da Silva

Mesmo mesmo lá atrás, Photonz e Niagara, juntamente com Marfox, estiveram na génese do pensamento de viabilidade que fez nascer a editora Príncipe Discos. “Ouro Oeste” poderia ter acontecido antes, mas tudo foi conjugado para que representasse não apenas alguns favoritos da editora mas também uma determinada fase dos próprios Niagara, cujo ritmo de produção é elevado e abençoado. Os sets ao vivo deste trio (António, Alberto e Sara) com base em Loures, em locais como o bar Capela, no Bairro Alto, por exemplo, faziam tremer de prazer quem treme de prazer ao ouvir música de dança gerada ao vivo com mãos a mexer em botões. Lindo. A manifestação de criatividade de Niagara já tinha sido fixada em disco num mini-CD para a editora Dromos, mas“Ouro Oeste” retira-os talvez de um contexto mais conotado com a vaga (boa, atenção) de projectos nacionais pós-Loosers para os colocar numa zona única dentro do circuito de música de dança. Favorito antigo, aqui, é “Caracas”,faixa de groove por excelência quando se tem oportunidade de ouvir como deve ser todas as camadas de som. Complexa, feliz, intuitiva, perfeita na sua intenção melódica. “Urmeiras” faz o dub acontecer mesmo mesmo lá em baixo (mais uma vez, é preciso ouvir com atenção) enquanto o brilho panorâmico das harmonias faz o trabalho de conquista. “Onda Blue”, outra favorita bem do início, e“Kraftor” manobram a complicada mecânica de Niagara de forma incrível e excitante. Não sabemos se tem de se chamar house ao que ouvimos, temos só a certeza de que o trio construiu pacientemente uma identidade que não conseguimos, neste momento, comparar a ninguém a não ser, possivelmente e por afinidade de um ou outro som, apenas, ao espírito geral que a editora Future Times costuma passar. Portugal, anos 10 do séc. XXI, que cenário fantástico de possibilidades. Limitado a 300 exemplares pintados e carimbados à mão.
 


P004
DJ NIGGA FOX
“O Meu Estilo”
Vinil 12" / Digital
Escrito e produzido por DJ Nigga Fox
Masterizado por Tó Pinheiro da Silva

A acção positiva da editora Príncipe ao longo do último ano e meio (desde que saíram os primeiros maxis de DJ Marfox e Photonz) através das festas mensais no Musicbox, em Lisboa, deu os frutos esperados. Mais DJs e produtores até agora reservados aos amigos e a uns poucos sortudos começaram a ser visíveis e audíveis fora do círculo íntimo. Nigga Fox (Rogério Brandão) é um belo exemplo, ascensão meteórica na mitologia Príncipe por dica de Marfox, rebentou imediatamente, e no melhor sentido, com qualquer dúvida sobre material futuro, sustentável, para garantir vida a uma editora com estas características tão locais. “O Meu Estilo” faz a ponte praticamente perfeita entre a raiz africana destes beats com a vivência mais ocidental e software / hardware japonês ou igualmente ocidental. Mundo global não falha, por muito que custe senti-lo, neste momento em que vai minando a saúde de vários países, mas “O Meu Estilo” torna absolutamente local esta absorção de origens, influências e dia-a-dia. O contagiante motor destas 5 faixas faz chocar peças possivelmente nunca antes pensadas em conjunto desta forma: beats techno com breaks africanos e dissonância de alguns compositores vanguardistas do séc. XX, tensão quase constante e, quando chega a “Só Nós 2″, tarraxo bonito mesmo no final, coordenação suprema de esforços para dançar e amar ao mesmo tempo. Nigga Fox entrega tesouro. Disponível em vinil 12’’ limitado a 300 exemplares pintados e carimbados à mão.
 

Sem comentários: