segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Karuniiru - “Cyberpunk” (Raging Planet/Necrosymphonic)



















Depois de dois singles e dois eps Karuniiru chega finalmente ao seu registo maior. Karuniiru é o projecto de DominoPawo. Ao longo dos tempos a voz dos Karuniiru foi-se rodeando dos mais variados músicos para ir construindo as suas canções. Chegado a este ponto alto da carreira era necessário cimentar a banda. Entram para o grupo Melkor, na electrónica, senhor dos Martelo Negro e Sangnoir dos La Chanson Noire, na guitarra. Estas mudanças trazem um maior aperfeiçoamento do som.
Se olharmos para o nome do disco facilmente nos apercebemos do som praticado pela banda. Uma electrónica, polvilhada por guitarra estridente e uma voz quase sempre gritada. Um som muito próximo do industrial. 
São nove canções de palavras fortes, que tanto podem ser atiradas em português, inglês ou mesmo japonês. Aliás a cultura japonesa  sempre foi uma grande fonte de inspiração para DominoPawo.
Os Karuniiru são um projecto que vive muito da imagem. Usam uma “linguagem” forte onde o sexo, numa vertente mais sado está muito presente. Vale muito a pena ouvir este disco, mas sobretudo a pena ver este trio ao vivo, onde as suas performances atingem níveis que podem ser prejudiciais a estômagos mais sensíveis.
Mas este disco e este projecto vivem para um publico muito especifico que sabe aquilo que pode esperar deles.
Não vale a pena amansar a fera. Os Karuniiru querem-se assim: mal comportados!

Nuno Ávila

Sem comentários: