quinta-feira, 31 de outubro de 2013

VOZ E GUITARRA 2

















www.facebook.com/antoniojorge.goncalves

“…Participar neste conjunto de gravações como “voyeur” foi uma experiência única: no par de horas – que cada canção levou a ser registada - pude presenciar e desenhar o talento em bruto, sem rede, de artistas que muito admiro. Fechado dentro da cabine de gravação, escutando simplesmente a acústica das vozes e guitarras sem terem passado sequer pelos microfones, procurei guardar a força com que a emoção habitou a flor dos lábios e as pontas dos dedos.”

António Jorge Gonçalves

16 Anos depois do lançamento do primeiro “Voz e Guitarra”, é editado em 2013 o segundo volume deste grande projecto cuja Direcção Artística está a cargo de Manuel Paulo Felgueiras e António Miguel Guimarães.

20 Artistas para 34 canções à Voz e Guitarra! 80 páginas com desenhos e ilustrações originais dos Artistas e canções feitas por António Jorge Gonçalves na edição especial FNAC!

Ana Deus, Ana Bacalhau, Antonio Zambujo, Carlos Nobre, Dead Combo, Gaiteiros de Lisboa, JPSimões, Júlio Pereira, Luísa Sobral, Mafalda Veiga, Márcia, Maria João, Marisa Liz, Nancy Vieira, Nuno Prata, Patricias SA, Rui Reininho, Samuel Úria, Sara Tavares e Tim.

Todos eles cantaram e fizeram originais e versões especiais para este álbum duplo.

Quando um cantor está sozinho com a sua guitarra, está criado um momento único, cru, onde uma canção mostra todo o seu potencial.
A simplicidade, beleza, eficácia, a harmonia entre o poema e a sua música são postos à prova. A canção está despida de todos os ornamentos. Vive ou morre por si. Está só.

As nuances, o sentimento, a beleza da canção são postas em evidência na interpretação, nas “vozes” do Artista e do Guitarrista.

O Poema, cresce e torna-se fundamental. O seu conteúdo, a forma como é cantado, o peso das palavras, das sílabas, da respiração ao diálogo com a guitarra, tudo conta.

Quer-se que o Voz e Guitarra contribua uma vez mais para aproximar o público da música e poesia portuguesa.

Sem comentários: