quarta-feira, 21 de maio de 2014

2ª EDIÇÃO DOS PRÉMIOS MEGAFONE / SPA











Candidaturas até dia 31 de Maio

Imagine-se que a música popular que nos rodeia, o rock, os blues, a música dita de dança, com todas as suas variantes e com a estética deste tempo, eram feitas com raízes tradicionais portuguesas.
 
Imagine-se que, em vez de evocar culturas anglo-saxónicas, as linguagens da África exilada ou um fenómeno das Caraíbas, a expressão popular contemporânea era feita em grande parte da nossa própria língua e da sua cadência, das canções que aprendemos dos nossos avós, das que os rapazes aqui cantavam às raparigas ou de outras, de trabalho, de luto e de festa.

Imagine-se que esta história dava todos os seus frutos e... Invente-se música para uma nova tradição. Como sempre fez o nosso João Aguardela, que constantemente nos incentivava a inovar, sem nunca perder o chão das raízes e tudo aquilo que nos veste a identidade.
 
O ESPECTÁCULO

A 2ª edição dos Prémios Megafone está inserida no Festival Bons Sons, que de dois em dois anos, acontece na aldeia de Cem Soldos, muito perto da cidade de Tomar.

A Noite Megafone está marcada para 14 de Agosto, e conta com a arte de bem receber do teatro de rua Artelier?, com a actuação dos três nomeados ao Prémio Megafone Música e ainda com a banda vencedora em 2010 – os incríveis Galandum Galundaina.
 
O JÚRI

Para a selecção dos nomeados entre os diversos inscritos – e consequente escolha dos premiados – contribuiu o júri reunido pela Associação Megafone, composto pelas seguintes personalidades: Luis Varatojo (Músico), Pedro Gonçalves (Crítico de Música da Time Out), Ricardo Alexandre (RTP/Antena1), Jorge Cruz (Músico), Fausto da Silva (Rádio Universidade de Coimbra), Raquel Bulha (Antena 3) e Luís Ferreira (Director do Festival Bons Sons).
 
PRÉMIO MEGAFONE

À Associação Megafone interessa, acima de tudo, dar estímulos e visibilidade a quem dedicadamente trabalha no âmbito da tradição musical portuguesa. Os esforços realizados com esses objectivos levaram a que este ano (um ano economicamente cinzento escuro, como sabemos) consigamos, apesar de tudo, atribuir ao vencedor do Prémio Megafone Música um prémio monetário de €2.000.
 
CANDIDATURAS

A entrega de candidaturas para os Prémios Megafone decorre até dia 31 de Maio de 2014.
Consultar regulamento AQUI
Todas as informações em aguardela.com

PARCERIAS

Os Prémios Megafone da Associação Megafone - Música para Uma Nova Tradição têm como parceiros a Sociedade Portuguesa de Autores, Atelier Gráficos à Lapa, Radar dos Sons e Artelier?, teatro de rua.

Sem comentários: