segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ASSOCIAÇÃO TERAPÊUTICA DO RUIDO EM GRANDE ATIVIDADE



Esta será uma semana cheia de (hiper)actividade terapêutica: para além do lançamento da compilação de homenagem ao terapeuta do ruído João Capela, falecido em Fevereiro passado, haverá também a pré-abertura da nova sede da Zaratan - Associação Cultural com duas sessões duplas de música experimental e ainda a Noite do Bruxedo, evento paranormal conjurado pela ATR e pelo Bartô para o Dia das Bruxas (aka Halloween)!
 
A compilação, que levará o nome de “Kaüzpellaplatz” e cujo o artwork estará a cargo de José Smith Vargas, reunirá temas de vários projectos musicais amigos (incluindo o single “Mr. Chapel In The Moonlight” dos Asimov editado na semana passada) e será lançada em formato digital no dia 31 de Outubro através do novo bandcamp da ATR, onde estará disponível para escuta livre e download pago, sendo que todos os fundos garantidos serão canalizados para a edição de um livro com os textos de João Capela. (mais info abaixo).
 
Entretanto haverá a pré-abertura da nova sede da Zaratan - Associação Cultural, com a qual a ATR desenvolverá uma programação regular de concertos experimentais, intervenções sonoras e outros ruídos que começará com o Ciclo Pré-Go, três sessões duplas de música experimental: a primeira é já esta terça-feira (28 Out.) com o duo vocal norueguês Propan e o duo som/imagem português Techno Widow & X e a segunda é no domingo (2 Nov.) com o duo de guitarristas escandinavos Samuel Hällkvist & Stephan Sieben e o solo do guitarrista português Yan-Gant Y-Tan! (mais info abaixo).
 
E para terminar o mês em grande a ATR e o Bartô conjuraram para o dia 31 (sexta-feira) a Noite do Bruxedo, evento paranormal que contará com a assombrosa presença do quinteto argentino de avant-free-jazz-tango-experimental-surrealista Orquesta Metafísica e com um dj set feiticeiresco dos indescritíveis Kafunfo noSoundsystem, sempre bem regado com as projecções sobrenaturais do VJ Gif
 
“Kaüzpellaplatz” é uma compilação que visa homenagear João Capela, músico, artista, escritor, activista, terapeuta do ruído e amigo que nos deixou em Fevereiro de 2014 e que tocou a alma e o coração de todos os que com ele conviveram (mesmo que apenas em fugazes encontros ocasionais), deixando um vácuo na comunidade musical, artística e activista nacional e internacional. João Capela não era apenas um músico. Era sim uma curiosa personagem multifacetada que agia segundo a sua ideologia. Uma das formas de agir era escrevendo. Juntando temas inéditos ou raros, várias bandas e projectos musicais amigos unem-se para angariar fundos de modo a garantir a edição de uma colecção de escritos da sua autoria. Em colaboração com a Associação Terapêutica do Ruído (ATR), promotora musical portuguesa underground à qual João Capela também pertencia, bandas como dUASsEMIcOLCHEIASiNVERTIDAS (onde militou atrás da bateria e não só), Da Monstra (o seu projecto principal), Asimov, Aye-Aye, S for Seward, Brainwashed By Amalia, Sax on the Road e muitos mais, reúnem esforços para honrar a memória de João Capela.

Sem comentários: