sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

GNOMON COM NOVO DISCO EM 2015

“O Homem que Voava Baixinho” procura no ‘público’ o incentivo que necessita para continuar a voar!
 
“O Homem que Voava Baixinho” é o terceiro trabalho do projecto musical Gnomon. Com início em 2013, este segundo álbum concretiza um novo conceito de gravação, que procura manter a base orgânica do grupo. A gravação dos temas originais foi feita ao vivo em estúdio. Esta opção tornou-se decisiva para os resultados estéticos da nova sonoridade da banda.

Numa nova fase da sua existência são membros constitutivos de Gnomon Tiago Machado (guitarras clássica e eléctrica), Carlos Ribeiro (guitarras clássica e eléctrica), Carlos Barros e Bruno Santos (percussão), Paco Dicenta (baixo fretless), Jesús González (bateria) e Samuel Coelho (violino e electrónica).

Esta nova formação insurge-se enquanto espaço privilegiado à partilha de culturas musicais, contando com músicos Ibéricos e da América Latina. Cria-se um ‘locus-arte’ que, pela mão da música, compreende a aproximação consciente entre culturas, assinalando sempre o lugar do genuíno e específico de cada uma das ‘culturalidades’. Através da pluralidade de conhecimentos e influências musicais que a cada membro pertence, evoca uma forte aproximação à transculturalidade. Várias são, então, as cores que preenchem a nova sonoridade instrumental de Gnomon.

É no seio deste contexto que emerge o segundo álbum “O Homem que Voava Baixinho”. O seu processo de gravação inicia-se nos Estúdios Rangel e a sua produção fica ao encargo de Hugo Correia (Fadomorse). O álbum conta com a participação de convidados como: Filipe Raposo (Piano), João Mortágua (Saxofone), Ricardo Monteiro (Vibrafone), João Ramos (Clarinete) e Noélia Alvarez (Voz).

http://www.massivemov.com/gnómon
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Nota: no vídeo, o Tiago ( membro dos Gnómon) menciona que " O homem que voava baixinho" é o terceiro álbum da banda. No texto, o Nuno Ávila refere que é o segundo álbum.

santos da casa disse...

Caro Anónimo
Se ler todo o texto encontra "terceiro trabalho" e "segundo álbum"