terça-feira, 22 de setembro de 2015

MISIA COM NOVO DISCO

















Mísia regressa aos discos no próximo dia
30 de Outubro com o álbum duplo
“Para Amália”

O desejo de oferecer uma prenda ‘Para Amália’ foi sentido por Mísia depois de mais de 20 anos de construção de um repertório e uma sonoridade própria, em cumplicidade com os grandes escritores, poetas e músicos portugueses.

O novo disco inclui participações especiais de Maria Bethânia, do ator Rogério Samora, da cantora espanhola Martírio e é editado em simultâneo em Portugal, Espanha e Brasil.

A ideia do álbum surgiu há já alguns anos mas começou a materializar-se em junho de 2014 quando Mísia apresentou no Festival de Fado de Madrid, o espetáculo “Tributo a Amália Rodrigues”, e em dezembro desse mesmo ano, que marcou os 15 anos da desaparição de Amália, entrou em estúdio em Lisboa, acompanhada pelos mesmos guitarristas com que atuou em Madrid: Luís Guerreiro na guitarra portuguesa e Daniel Pinto na viola e baixo acústico. Fabrizio Romano junta-se ao projeto discográfico acompanhando e fazendo os arranjos do CD com piano e voz.

O duplo álbum é constituído por um primeiro CD em que Mísia interpreta, acompanhada exclusivamente ao piano, as composições de Alain Oulman, Fontes Rocha, Carlos Gonçalves e alguns poetas eruditos que Amália gravou e um segundo CD, em que Mísia acompanhada à guitarra, viola e baixo acústico, interpreta um repertório mais tradicional e popular de Amália, nomeadamente, “À janela do meu peito”, “Flor de lua” e “Rosinha da Serra de Arga”, do folclore minhoto.

“Para Amália” foi construído não só com o repertório amaliano mas também com temas inéditos criados especialmente para este trabalho.

Os temas novos são “Amália, sempre e agora”, que junta à letra de Amélia Muge a música de Mário Pacheco e conta com a participação especial de Maria Bethânia, “Uma lágrima por engano”, de autoria da própria Mísia, com música de Fabrizio Romano, “Amália que não existo” com letra de Tiago Torres da Silva sobre a música que Arlindo de Carvalho compôs para o tema “Que fazes aí Lisboa”, gravado por Amália para o seu último álbum de inéditos, “Obsessão” (1989), e “Madrinha de nossas horas”, de Mário Cláudio, na melodia tradicional do Fado Idanha, de Ricardo Borges de Sousa.

O álbum inclui ainda o tema “María La Portuguesa”, de Carlos Cano, que compôs esta canção para Amália e com a qual gravou, e que Mísia interpreta em dueto com Martirio.

O disco chega às lojas de Portugal, Espanha e Brasil no dia 30 de Outubro com o selo da Warner e estreia em palcos portugueses no dia seguinte, 31 de Outubro, no Cine-Teatro Garrett em Póvoa de Varzim, passando depois por Aveiro, no Teatro Aveirense, a 6 de Novembro. A apresentação em Lisboa, inserida no Misty Fest, está agendada para o dia 14 de Novembro no Cinema S. Jorge.


LINKS


Sem comentários: