quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

GNRATION FAZ 3 ANOS














Concertos, dj sets, exposições, instalações e oficinas para os mais novos, entre outras atividades, preenchem programa do gnration open day que assinala os três anos do espaço de referência cultural nortenho.

Situado na capital de distrito mais jovem do país e uma das mais jovens da Europa, o projeto resultante da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude assinala três anos de existência com as portas abertas e um leque variado de iniciativas culturais. A 30 de abril, o espaço que se tornou um polo de referência cultural no país oferecerá ao público concertos das bandas portuguesas Sensible Soccers, Glockenwise, PZ e Filho da Mãe.

O gnration open day arrancará logo pela manhã com atividades de serviço educativo, como workshops, oficinas e duas sessões da Melopeias, um espetáculo de música dirigido a crianças. Exposições, instalações e projeções de documentários estarão patentes ao longo de todo o dia. O evento terminará com dj sets a cargo de elementos dos Sensible Soccers e da Rádio Universitária do Minho, que também estará presente e transmitirá uma emissão especial a partir do local.

Nos últimos dois anos, e sob alçada artística do programador Luís Fernandes, o programa cultural do gnration tem marcado diferença a norte do país com uma aposta vincada na música contemporânea e nas artes digitais, colocando Braga no mapa cultural nacional e internacional com concertos, residências artísticas, exposições, instalações, serviço educativo e espetáculo de comunidade.

Artistas de referência e reconhecimento global como Panda Bear, Lee Ranaldo ou Bonnie ‘Prince’ Billy estão entre as dezenas que se apresentaram no edifício da Praça Conde de Agrolongo, antigo Campo da Vinha. Só em 2015, em números referentes a um ano de programação, passaram pelo gnration cerca de 11 mil pessoas, provenientes de vários pontos do país e também da Galiza, valores de assistência repartidos por mais de 70 eventos que incluíram um total superior a meia centena de artistas nacionais e internacionais. No que toca ao serviço educativo, uma aposta em crescendo na programação, cerca de 1500 jovens participaram em diversas atividades de cariz pedagógico. Ainda no mesmo ano, o espaço albergou pelo segundo ano consecutivo o festival de música eletrónicaSEMIBREVE e a estreia na cidade do Festival Para Gente Sentada.

Para além da forte componente cultural, o gnration engloba ainda nas suas instalações a incubadora de empresas Startup Braga e a Loja Europa Jovem, um espaço pioneiro no apoio à mobilidade jovem europeia.

Em 2016, o gnration irá ainda arrancar com uma parceria entre o Laboratório Ibérico de Nanotecnologia (INL) e o Município de Braga, que proporcionará uma aproximação entre nanotecnologia e arte através de um programa que colocará artistas junto de cientistas, aproximando estas duas áreas numa iniciativa de vanguarda.

Para os próximos meses o gnration tem já anunciado três artistas da vanguarda da música eletrónica atual. Ben Frost (a 18 de março), Kode9 (a 24 de março, inserido na gnration club night) e Tim Hecker (a 9 de maio) apresentam-se em Braga em noites distintas, evidenciado um programa de referência excecional na música contemporânea. A 11 e 12 de março terá lugar Flux, um espetáculo comunidade sobre luz e música, desenvolvido em parceria com o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda / Escola Básica de Palmeira e com coprodução gnration e Digitópia / Casa da Música.

Sem comentários: