segunda-feira, 26 de setembro de 2016

SMARTINI COM NOVO REGISTO

Os smartini regressaram! De certa forma, a banda oriunda de Caldas das Taipas nunca se ausentou completamente do panorama alternativo português. Após o lançamento de “Sugar Train” em 2007, o quarteto que há muito se conhece, não mais descolou do circuito independente. Foram mais de 50 as paragens que esta “Locomotiva sónica” fez por vários concertos.

É certo que a crítica “indie”, bem como os palcos, não mais tiveram notícias após 2009, mas o “palpitar e o coração da banda” esteve sempre vivo. Talvez a vida profissional, outros hobbies, outras vidas e novos valores familiares, de cada um, pudesse justificar o ritmo de trabalho parcimonioso do grupo, mas o mesmo encontra a justificação na busca constante pelo “som perfeito”. Talvez por isso e como alguém escreveu “...sejam injustamente uma das bandas menos reconhecidas de Portugal...” 

 A rápida evolução que tem acontecido na música alternativa terá tornado a banda “fora de data”? Não será certamente o caso. Não é na busca de um som sobreponível ao de 2007 que se tem centrado, mas sim na diferenciação, no pormenor e, por isso, provavelmente voltem sem preocupações de tendências e modas.   

 Com as válvulas dos amplificadores quentes, revisitando o passado e coisas novas a surgir, voltaram a sentir o palco em 2015 com um punhado de datas que marcaram o regresso aos palcos, levando-os para estúdio.

O lançamento deste novo trabalho discográfico tem como avanço o single "Liquid Peace". Trabalho gravado nos estúdios Sá da Bandeira, no Porto, o tema é a primeira amostra do disco homónimo. Os 4 temas que compõem este EP, segundo trabalho dos smartini, surgiram a partir do momento em que uma forte necessidade interior, voltava a fazer entrar a música nas suas vidas, que com outros “riffs” e “batidas” completam o alinhamento que irão levar aos palcos em 2017.

Disponível através do bandcamp em: https://smartini.bandcamp.com/track/liquid-peace, o novo single já conquistou alguns ouvintes mais atentos, surpreendendo os seguidores da banda bem como aqueles que até então desconheciam este seu verdadeiro som, cativando novos públicos, com airplay frequente em algumas estações de rádio do país como a Antena 3, Rádio Universitária do Minho, Rádio Universitária de Coimbra ou Radar.

O som dos smartini continua a surgir com referências apoiadas em estruturas musicais que procuram descrever paisagens, momentos e sentimentos. Esta narrativa torna-se intuitiva e espontânea e reproduz-se através de rastos melódicos que, por vezes, se tornam incontornavelmente frenéticos. Este novo EP, “Liquid Peace”, demonstra uma continuidade de um som autêntico, conjugando-se de diferentes estilos musicais, inerentes a cada elemento da banda, capazes de criar uma envolvência sonora de contrastes desencadeando numa melodia muito própria.

O mês de Novembro trará à luz o EP dos smartini e o final do Outono de 2016 as primeiras datas onde poderão ser vistos e ouvidos ao vivo. Afinal de contas é onde se sentem melhor: nos palcos!

A primeira data ao vivo é no dia 19 de Novembro nas Caldas da Taipas!

 

Sem comentários: