quarta-feira, 26 de outubro de 2016

LUGAR COMUM APRESENTA









Decorridos 8 anos, ao longo dos quais produziu cerca de 70 concertos em diversas salas, teatros e museus da cidade de Coimbra, é intenção da Lugar Comum aprofundar o âmbito da sua acção cultural. Através do ciclo de debates "Lugares Comuns", ancorado no reduto conceptual da música independente que sempre caracterizou as propostas artísticas da associação, pretende-se escutar autores, editores, programadores e melómanos, por forma a melhor compreender a sua ligação à chamada música alternativa.

Este conjunto de debates, explorando diferentes cambiantes da música independente, a sua natureza experimental e matriz autoral, procura o o confronto com outros domínios artísticos, temáticas ou áreas de conhecimento. Num período de especial efervescência da produção nacional, de emergência de inúmeros projectos de reconhecido mérito artístico, de novos festivais e salas de concertos, interessará sobretudo identificar o perfil actual da música independente em Portugal e aproximá-la de novos públicos.
 
Lugares Comuns #01 :: A Música Independente e a Portugalidade
domingo, 6 . novembro . 2016 . 14h30m
Convento São Francisco (Coimbra)

Reflexão sobre o actual estado da música independente em Portugal, abordando o aparecimento nos últimos anos de uma nova geração de autores, as condições subjacentes a esse maior dinamismo, o ressurgimento de editoras conceptuais, na esteira da Fundação Atlântica e a construção de uma identidade lírica, remanescente da produção nacional das décadas de 70 e 80.

Convidados:
Pedro de Tróia (Azul de Tróia / Capitães da Areia)
Luís Nunes (Benjamim)
Fausto Silva (RUC / Santos da Casa)

Associada a este debate estará a projecção do documentário Auto Rádio, o qual regista o processo criativo e a gravação do aclamado disco com o mesmo título, da autoria de Benjamim, bem como a sua extensa digressão. Presentes estarão o músico e o realizador, Gonçalo Pôla, que previamente ao seu visionamento assinarão a respectiva introdução.

Evento de entrada gratuita, na sala Black Box, no Convento de São Francisco.

Uma co-organização da Lugar Comum, da Câmara Municipal de Coimbra e do Convento de São Francisco.
 

Sem comentários: