terça-feira, 20 de dezembro de 2016

NOVO SINGLE DOS QUATRO E MEIA

Chama-se “Não Respondo Por Mim” e é o novo single dos “Quatro e Meia”, a banda de Coimbra actuou, na passada semana na Casa da Musica no Porto, tendo esgotado a primeira data de 15 de Dezembro.

"Não Respondo Por Mim" relata uma manhã normal no diabólico mundo rodoviário das grandes cidades.

O stress e a impaciência disparam, mesmo na mente dos indivíduos mais calmos, quando se tenta chegar ao posto de trabalho e se é confrontado com filas intermináveis de automóveis, obras na via pública, estradas bloqueadas. “Os Quatro e Meia” lançam um olhar atento mas bem-disposto sobre um assunto que se torna prioridade na cabeça de milhares de portugueses, todas as manhãs, a caminho do centro das metrópoles. O videoclip desta música ilustra o encontro fortuito entre um casal, no meio do tráfego caótico. Ele deixa-se dominar pelos nervos, ela é a tranquilidade em pessoa. Juntos são uma história. Nas palavras da banda, “todos os dias são dias bons, simplesmente, uns dão mais trabalho para o ser do que outros". "Não Respondo Por Mim" é um desses dias.

Nas palavras da banda “Não sendo Os Quatro e Meia uma meia dúzia de teóricos de gabinete, fomos a terreno sentir o pulsar do tema e envolvemo-nos no tráfego da cidade do Porto, para trazer-vos a real experiência de trauma, stress e nervos a que milhares de portugueses são sujeitos diariamente, a caminho do trabalho. Bloqueámos faixas de rodagem, mudámos pneus na berma, demos indicações para lugar nenhum. Criámos histórias e músicas. Esta é a nossa e chama-se "Não Respondo Por Mim". “

Sobre os “Quatro e Meia”

Em Maio de 2013, um grupo de amigos com gosto comum pela música juntavam-se para uma pequena actuação num Sarau de Gala no TAGV, em Coimbra. Estava feita a primeira apresentação d’“Os Quatro e Meia”. Desde então conquistaram, por mérito próprio, o seu próprio espaço no panorama nacional.

Actualmente formado por seis elementos, “Os Quatro e Meia” procuram de uma forma descontraída e bem-disposta conferir novas sonoridades e olhares sobre a música portuguesa.

Com base nesta ideologia, a banda apropriou-se de uma expressão recorrente do nosso quotidiano, “P'ra Frente é Que É Lisboa” para criar a sua primeira composição, e assim batizar o seu single de apresentação e a digressão com o mesmo nome. A serie de concertos teve início em Setembro deste ano e, tem percorrido o país merecendo agora apresentação na Casa Da Musica. Na bagagem, levam já algumas das músicas do disco de estreia da banda, com edição agendada para 2017.

Os Quatro e Meia são

João Cristóvão Rodrigues violino e bandolim
Mário Ferreira acordeão e voz
Pedro Figueiredo percussão
Ricardo Liz Almeida guitarra e voz
Rui Marques contrabaixo
Tiago Nogueira guitarra e voz
Digressão “P’ra Frente é que é Lisboa”

28 de Janeiro 2017 - Coimbra
Auditório do Conservatório de Música

4 de Fevereiro 2017- Estarreja
Cine-Teatro

25 de Fevereiro 2017- Sintra
CC Olga Cadaval
 

Sem comentários: