terça-feira, 20 de junho de 2017

JOÃO LOBO APRESENTA NOVO DISCO








Este sábado, dia 24 de Junho pelas 22:00H a Galeria Zé dos Bois recebe em primeira mão a apresentação dos novos trabalhos dos músicos João Lobo e Garcia da Selva.
 
Garcia da Selva é o heterónimo de Manuel Mesquita. Seja na música, no cinema ou nas artes performativas, a sua presença já é ominipresente no panorama nacional. Na tela, podemos vê-lo em filmes de João Nicolau, Miguel Gomes ou Sandro Aguilar, enquanto contribui com frequência para diversas trilhas sonoras ou instalações artísticas. Uma obra desde logo multifacetada e pertinente, suficiente para o distinguir como um dos ‘genuínos’ dos nossos tempos. Esta apresentação no Aquário da ZDB, será realmente especial. Marca antes de mais o lançamento, em primeiríssima mão, de um muito aguardado novo disco. Radical Savage é mais uma peça no seu puzzle biográfico – e igualmente na produção musical deste ano feita por cá.

Contemporâneo de outros fenomenais como Marco Franco ou Gabriel Ferrandini, a linguagem de Lobo assenta unicamente no acto de não assentar. O título ‘Nowruz’ nasce de uma referência cultural ao Fim de Ano iraniano cujo significado poderá ser traduzido de ‘novo dia’. É definitivamente uma nova fase para o baterista.

Após uma década de outras vidas e outras estórias, João Lobo apresentará pela primeira vez, o seu primeiro trabalho a solo ‘Nowruz’, lançado este ano. Gravado sem recurso a overdubs ou amplificação acústica, o sentimento telúrico fervilha como um vulcão. Esta apresentação singular levará o baterista a tocar precisamente no centro da sala, alterando assim a disposição habitual do espaço, criando uma atmosfera acolhedora e uma experiência distinta.

''João Lobo pegou num desafio e concretizou-o sem receio. (...) quem se interesse pela exploração musical e tenha curiosidade pela criatividade dos processos, encontrará neste disco um objecto profundamente recompensador.'' - Nuno Catarino (BodySpace)
 

Sem comentários: