quarta-feira, 26 de julho de 2017

CÀIS À NOITE NA COSTA NOVA EM ILHAVO









“Olhar por dentro” dos palheiros e Los Luchos no “Cais à Noite” - o 23 Milhas passa o fim de semana na Costa Nova
Los Luchos levam “Ep of the year” ao “Cais à Noite”

A terceira é quase por conta da casa: quem parte do Cais, não precisa de ir muito longe para encontrar Paulo Barreto, cabeça dos Los Luchos, tão aveirense quanto os Wahwah Soundsystem, a dupla de guias musicais que encerra mais uma sessão de Cais à Noite no Cais Criativo da Costa Nova, em Ílhavo.

É já no próximo sábado, uma semana depois dos Sensible Soccers terem subido a fasquia, em termos de público, do cada vez mais promissor Cais à Noite, o ciclo de concertos de música eletrónica que estende a praia até ao Cais Criativo, troca os guarda-sóis pelos sintetizadores e os protetores solares por amplos e redondos copos de gin e une o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, e a Tomorrow Comes Today, conferência internacional que decorre em outubro deste ano no Porto, na organização do projeto.

Pela Costa Nova já passaram os Mirror People e os Sensible Soccers, mas esta é a vez dos Los Luchos mostrarem ao público porque é que nem sequer estão a ser presunçosos quando chamam ao seu primeiro disco “Ep of the year”. Paulo Barreto, o tal aveirense, já teve as ideias há muito tempo, mas só em 2015 começou a materializá-las contando, para isso, com a ajuda de amigos músicos e produtores. Depois de um primeiro laivo musical, “Heart on Fire”, original de Albert One”, em que contou com a participação da voz de Marina Jovanovic, no final de 2016 surge o EP com quatro músicas originais: Baker Girl, L’Amour et La Maison, Panama Paper, Sweet Jam of Mine.
As portas do Cais à Noite abrem às 19:00, o concerto começa às 21:30 e a noite segue com a dupla Wahwah Soundsystem que promete funk, soul, disco e outros motivos para dançar.
Até setembro, passam ainda pelo Cais à Noite os First Breath After Coma, os Holy Nothing e os
White Haus.
 
Os bilhetes estão à venda na Casa da Cultura de Ílhavo, Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré,
online em ilhavo.bol.pt ou no Cais Criativo da Costa Nova, no dia do evento. Cada concerto custa
8 euros, o bilhete de ciclo custa 40 euros e dá acesso aos seis concertos

“Olhar por dentro - Verão às riscas”: a Costa Nova a fundo

O “Olhar por dentro” continua e regressa à Costa Nova. Os “palheiros” da Costa Nova, outrora armazéns para os homens dos mares e mulheres da terra, foram construídos sob a luz promissora do farol da Barra. Hoje, as cores ocres e pretas escasseiam e a “ida a banhos” bronzeou os corpos e coloriu as casas com as cores dos moliceiros. As “risquinhas” horizontais dos antigos Palheiros ficavam bem com os fatos de banho da época. É disso que se fala na primeira visita do “Olhar por Dentro” do trimestre mais veraneante do ano. O Olhar por Dentro é uma parceria entre o 23 Milhas e a Talkie Walkie, uma empresa de divulgação de arte e arquitetura, norteada por Matilde Seabra e Ana Neto, duas arquitetas convictas de que a arquitetura é o ponto de partida para conhecer o património, a cultura urbana e as artes. O ponto de encontro do “Olhar por Dentro” é sempre na Casa da Cultura de Ílhavo. Os bilhetes custam dois euros e estão à venda online, na Casa da Cultura de Ílhavo ou na
Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. O transporte entre os edifícios está incluído.

Sem comentários: