terça-feira, 15 de agosto de 2017

FESTIVAL MÚLTIPLO




















FESTIVAL MÚLTIPLO 2017

17-18-19-20 Agosto | a partir das 16h

Zaratan
Rua de São Bento, 432 - Lisboa
entrada livre para sócios - quota anual sócio: 3 euros
 
A Zaratan - Arte Contemporânea e a Associação Terapêutica do Ruído apresentam a terceira edição do Festival Múltiplo, um evento de identidades plurais e referências cruzadas que promove a disseminação, a materialização e a multiplicação de experiências artísticas e partilhas culturais. O festival é “múltiplo” no sentido de variado e diferente, mas também por ser uma unidade que contém várias outras: o evento acontece em sinergia com uma série de parceiros e envolve de uma forma sustentável e interdisciplinar uma selecção de sujeitos e entidades dos mais interessantes no panorama artístico independente.

 O Festival Múltiplo 2017 caracteriza-se uma forte componente de produção criativa DIY, com lançamentos de múltiplos, publicações e edições gráfica, e conta com uma programação intensa de performances, apresentações e tertúlias, incluindo a participação de dezenas de artistas nacionais e internacionais.

CONCERTOS:
Em colaboração com os nossos parceiros Associação Terapêutica do Ruído, A Besta, Alienação e ZigurArtists, o Festival Múltiplo apresenta uma programação eclética de concertos experimentais, improvisações musicais e intervenções sonoras. O Festival contará com actuações de: LEITMOTIV (MARIA DO MAR, PAULO CHAGAS, TIAGO SILVA, AUDE BARRIO), dOISsEMIcIRCUITOSiNVERTIDOS, OR SOBRE BLAU, LLAMA VIRGEM, THE CAGE CABARRETT & SILVESTRE/ALEGRIA, EARTHLY BEASTS, CARDÍACO & PAULO ALEXANDRE JORGE, [UN]STABLE, ECSTASY SPACE STATION, FARWARMTH, LIMINAL, PEDRO E DIANA, CAPITÁN BAZOFIA, BISONHO (PAULO ALEXANDRE JORGE, PEDRO ARELO, JOÃO SOUSA), SHANAWAARA, AFTA 3000.

EDIÇÕES GRÁFICAS:
Movida pelo desejo de intensificar as relações entre a música e as artes visuais, a programação de concertos é acompanhada por um projecto específico de edições gráficas impressas em risografia em parceria com a Stolen Prints. Os artistas visuais convidados, TIAGO DA BERNARDA, RUI MOURA e ANDRÉ SANTOS, realizarão um artwork inspirado no som de cada banda a actuar durante o festival.

Com a colaboração editorial das Edições Senhora do Monte, durante o Festival Múltiplo haverá o lançamento da pasta final do ciclo LEITMOTIV, que reúne 18 publicações com intervenções de mais de 50 artistas e músicos. O ciclo aconteceu mensalmente na Zaratan entre Junho 2015 e Novembro 2016.

CICLO Ñ-DJS:
O ciclo Ñ-Djs,mais underground que o underground, este ciclo surge como uma prática de exploração musical compartilhada: a Zaratan convida artistas cujo trabalho seja de alguma forma relacionado com música e que não tenham pretensões ou actuações anteriores como dj´s, para seleccionarem o som que acompanha as noites de eventos, utilizando para tal qualquer artifício mecânico/digital (k7´s, leitores de mp3´s, smartphones, pda´s, rádios, etc) que não os utilizados pelos "dj´s de carreira".

 Na edição do Festival Múltiplo 2017 teremos dois Ñ-Djs convidados por cada dia, nomeadamente: Ñ-DJS FIM COLECTIVO [TÉO PITELLA & FRANCISCA VEIGA] (17 Agosto), Ñ-DJS BERNARDO BERTRAND & RODRIGO ARAÚJO (18 Agosto), Ñ-DJS DAILY MISCONCEPTIONS [SARA ESTEVES & JOÃO M. SANTOS] (19 Agosto), Ñ-DJS PEDRO SARAIVA & SUSANA BORGES (20 Agosto).

LANÇAMENTO DE MÚLTIPLOS:
A produção de múltiplos de artistas, de pequenas publicações e edições tem sido uma parte importante da prática curatorial da Zaratan - Arte Contemporânea, com o objectivo de solidificar, materializar, dilatar e multiplicar as experiências compartilhadas com os artistas. Durante o Festival Múltiplo apresentamos duas novas obras em edição limitada dos artistas visuais STÉPHANE BLUMER e MARTA ALVIM.

EVENTOS INTERDISCIPLINARES:
Prossegue também no dia 20 de Agosto o ciclo de performances intitulado DO LIMINAR, com curadoria de Bruno Humberto, que envolve na sua essência a produção de um ensaio fotográfico e de um ensaio textual.

 No mesmo dia haverá também a projecção do filme “POGŁOS” de RADEK SIRKO, um documentário sonoro experimental ambientado em localidades suburbanas da Silésia (Polónia).
Ainda, as artistas em residência na Zaratan, BELINDA CAMPBELL e PAULA SCAVAZZINI, apresentam as suas pesquisas artísticas numa conversa informal.

Sem comentários: