terça-feira, 15 de agosto de 2017

TIME FOR T EDITAM NOVO DISCO DIA 15 DE SETEMBRO

O novo 'Hoping Something Anything' foi gravado ao longo do ano de 2016 nos Spitfire Audio Studios em Londres, produzido pela própria banda e masterizado por JJ Golden (Rodrigo Amarante, Devendra Banhart, Vetiver) em Ventura, California. Vai ser editado dia 15 de Setembro pela Last Train Records, editora que Time For T tem em parceria com a banda amiga de Brighton, Common Tongues.

Devido à produção própria, conseguiram explorar, sem limitações, as sonoridades que tinham imaginado para este novo trabalho e o som está mais desafiante que nunca, com momentos orquestrais e canções menos pop que o que têm vindo a compor até hoje. De canções calmas folk a rock psicadélico e batidas tropicais, o álbum une-se pelo paladar de sons que atravessam os géneros musicais e oferece uma familiaridade de canção a canção mesmo quando as canções mudam drasticamente de estilo. Em termos da composição, metade das canções foram compostas ao longo de alguns anos desde o último lançamento (Homónimo) e a outra metade foram inspiradas pela viagem de Tiago Saga à India no início de 2016. O processo de composição deste novo registo começa com Tiago e uma guitarra, o qual leva o esqueleto da canção (estrutura, melodia e letras) ou então uma ideia (rabiscos de melodias e letras) à restante banda que depois começam a juntar os músculos e os pormenores com bateria, baixo, pianos e outros instrumentos.

Agora lançam novo single, “Ronda”, inspirado pela visita da banda à cidade de Ronda no Sul de Espanha onde tocaram no Festival Muwart onde foram incrivelmente recebidos por um público com quem criaram imediatamente uma relação especial. O título remete à cidade e ao amor com que ficaram pela mesma mas a letra vai mais além e fala da necessidade de cada um ter o seu tempo, para estar sozinho, tempo para si próprio como alimento para depois poder estar com os outros.

Time For T foram fundados em Brighton por Tiago Saga, um jovem de herança britânica, libanesa e espanhola que cresceu na Califórnia portuguesa - como o próprio apelida o Algarve. Enquanto estudava Composição Contemporânea na Universidade de Sussex, Inglaterra, Tiago Saga foi criando a sua própria sonoridade assente na world music e folk rock anglo-saxónica com outros músicos que foi conhecendo e com quem foi partilhando as mesmas inspirações: desde Bob Dylan a Ali Farka Toure. Tiago Saga (voz e guitarra), Joshua Taylor (baixo), Martyn Lillyman (bateria), Oliver Weder (teclas) - e outros membros honorários como Andrew Stuart-Buttle (violino), Harry Haynes (guitarra eléctrica) e Louis Pavlo (teclas) - formam os TIME FOR T.

De murmúrios a gritos melódicos, de voz rasgada e de guitarradas dedilhadas por ritmos tropicais, Time For T apresentam uma sonoridade única e bem definida capaz de produzir diferentes emoções. Ao vivo, transmitem uma energia invulgar, sendo responsáveis por um espectáculo contagiante que não deixa ninguém indiferente e convida à dança.

A banda conta com três EPs bem sucedidos, concertos desde Los Angeles a Paris e de Nova Iorque a Beirute, passagens por grandes festivais em Portugal como o NOS Alive, MEO Sudoeste, Super Bock Super Rock e por Inglaterra no Secret Garden Party, Green Man, The Great Escape e Shambala. Time For T foram nomeados na categoria de 'Melhor Artista Revelação' nos Portugal Festival Awards e alcançaram a vitória nos concursos 'Ano Novo, Banda Nova' (promovido pela Antena 3), 'Concurso Nacional de Bandas', 'Live Act'. Integraram ainda a colectânea Novos Talentos FNAC. A BBC Radio 1 e 6 tem tocado os novos singles do álbum de estreia. Um desses temas - "Rescue Plane" - conseguiu o feito de atingir o primeiro lugar no 'Spotify UK Viral Charts' durante dois dias e com mais de 130.000 plays no espaço de uma semana.

Depois do lançamento do primeiro longa duração “Hoping Something Anything” a 15 de Setembro de 2017 pela Last Train Records, a banda vai fazer uma digressão de apresentação pela Europa em Setembro e Outubro, terminando com algumas datas em casa: Portugal.

Tour 2017:

19 Agosto - Green Man Festival - Brecon Beacons
27 Agosto - Shambala Festival - Northampton
20 Setembro - Archiduc - Brussels
22 Setembro - Freiraum - Ubersee
24 Setembro - Cafe Galao - Stuttgart
07 Outubro - Musicbox - Lisboa

Festivais por onde passaram:

NOS Alive // Portugal, 2013
Super Bock Super Rock // Portugal, 2014
MEO Sudoeste // Portugal, 2014
2000 Trees // England, 2014
Festival para Gente Sentada // Portugal, 2015
Shambala // England, 2015
Kendal Calling // England, 2015
Muwart Festival // Spain, 2015
Marienplatzfest // Germany, 2015
The Great Escape // England, 2015
Vodafone Paredes de Coura // Portugal, 2016
Secret Garden Party // England 2016
Green Man // Wales, 2016
Secrets Festival // Germany, 2016

Outros concertos de importância:

Cinema Sao Jorge // Lisboa, 2015
Ronnie Scotts // London, 2015
L'Alimentation Generale // Paris, 2015
Rockwood Music Hall // New York, 2015
Concrete 1994 // Beirut, 2015
Sala Sirocco // Madrid, 2015
The Haunt // Brighton, 2016
Auster Club // Berlin, 2016
Teatro Lucido // Mexico City, 2017
 

Sem comentários: