quarta-feira, 18 de outubro de 2017

WHY PORTUGAL LÁ POR FORA









A WHY Portugal com missões de internacionalização
da música portuguesa em Paris e Amesterdão

Presença no MaMa Festival & Convention (18 - 20 de Out)
e no ADE - Amsterdam Dance Event (18 - 22 de Out)

SELMA UAMUSSE, STONE DEAD, SURMA e WHITE HAUS são os artistas portugueses selecionados pela organização do MaMa Festival & Convention para atuar no evento.
 
No seguimento da apresentação do calendário de eventos e feiras profissionais em que a Associação WHY Portugal estará presente ao longo do ano de 2017, confirma-se a presença no MaMa Festival & Convention e no ADE - Amsterdam Dance Event.

O MaMa Festival & Convention acontece em Paris entre os dias 18, 19 e 20 de outubro e tem lugar no coração da capital francesa, mais concretamente entre as zonas de Pigalle e Montmartre, reunindo inúmeros profissionais da indústria internacional da música assim como artistas. Tal como outros showcase festivals e feiras profissionais da indústria, o MaMa Festival & Convention inclui a vertente artística ("festival") e profissional ("convention") sendo que inclui no seu programa, para além de concertos, meetings internacionais, conferências, workshops, open talks e sessões de networking (cocktails e almoços) vocacionadas para profissionais, momentos estes altamente benéficos para o fortalecimento de contactos em prole da exportação da música portuguesa.

Os artistas nacionais selecionados pela organização do evento para integrarem a sua programação artística são Surma (que atua dia 20, às 21h50, na sala "L'Atalante"), White Haus (dia 20, às 19h30, na sala "Folie's Pigalle"), Selma Uamusse (dia 20, às 22h35, na sala "Backstage By The Mill") e Stone Dead (dia 18, às 20h30, na sala "La Boule Noire").

Na vertente profissional e, após uma convocatória aberta aos profissionais da indústria da música portuguesa via WHY Portugal, vão estar no terreno dez profissionais portugueses, como é o caso, por exemplo, de Mário Pato (diretor internacional Altafonte Portugal), Felícia Silva (Agência Ao Sul do Mundo, CRL) e João Brilhante (Freelancer em Relações Públicas & Assessoria de Imprensa).

No dia 19 às 19h00, a WHY Portugal promove também um "Appero Pró", um encontro informal de livre acesso dirigido a todos os delegados internacionais presentes de forma a que possam contactar, mais de perto, com a comitiva nacional no terreno e, eventualmente, proporcionar maiores oportunidades reais de negócio.

De 18 a 22 de outubro, a WHY Portugal marca também presença no ADE - Amsterdam Dance Event, um evento de referência para a música eletrónica e dance music na Europa. Com contornos semelhantes ao MaMa Festival & Convention, o ADE inclui uma programação artística assim como uma programação mais dedicada a profissionais da indústria. Rui Murka, manager de DJ Ride, será o representante da Associação neste evento onde a WHY Portugal estará pela primeira vez.

Estas presenças continuam a reforçar a posição do cluster de música portuguesa em vários mercados internacionais, salientando-se as presenças passadas no Reeperbahn Festival, na Alemanha, e a ação "Portugal Country Focus" no Eurosonic Nooderslag, na Holanda, em Janeiro deste ano.

Comentários de participantes:

"Estou à espera de dar a conhecer o valor, a criatividade e o talento português/ibérico para o amplo mercado europeu. A música não tem fronteiras e existem tantas histórias de sucesso no passado que podem ser replicadas e aprimoradas no presente" (Mário Pato, Diretor Internacional Altafonte Portugal)

"Tirar partido do networking com parceiros internacionais de diversas áreas para aumentar a rede de contactos e conhecimento sobre o mercado internacional, encontrando novas oportunidades para os artistas com que trabalhamos. Por outro lado, identificar projectos artísticos internacionais que possam circular em Portugal, bem como o estabelecimento de parcerias em áreas acessórias ao booking e management." (Felícia Silva, Booking Internacional, Ao Sul do Mundo, CRL)

Sem comentários: