quinta-feira, 22 de abril de 2004

HOJE - A NÃO PERDER

FESTIVAL SANTOS DACASA
O programa SANTOS DA CASA, da Rádio Universidade de Coimbra, vai levar a efeito mais uma edição do seu festival anual.

Dia 22 de Abril 21h30m NUNO, NICO + OVO - Auditório do IPJ (Coimbra)
Bilhetes à venda na RUC e D'Artemusica - 5 € no dia e 4 € em venda antecipada.

NUNO, NICO



Nuno, Nico, o novo projecto musical de Nuno Prata (ex-Ornatos Violeta), junto com Nicolas Tricot (ex-Red Wings Mosquito Stings), efectua uma abordagem verdadeiramente inovadora da música portuguesa, na vertente do cantautor.

Desde o fim dos Ornatos Violeta, Nuno Prata (baixista dos Ornatos) tem vindo a trabalhar em casa as suas canções.
Em finais de 2002, convidou o seu amigo Nicolas Tricot (ex-Red Wings Mosquito Stings), músico francês agora a viver em Portugal, para trabalhar em conjunto os arranjos das músicas. Com vontade de voltar a tocar ao vivo, propôs-lhe no ano seguinte a criação de um projecto formado apenas pelos dois músicos.
A falta de espaço – o local onde ensaiam é o quarto de trabalho de Nico, em sua casa, onde apenas cabem os dois – ajudou a gerar a ideia da formação que apresentam. Partindo da guitarra acústica, instrumento que Nuno usa para compôr, as canções vão ganhando forma. Ora através da junção da bateria (em set reduzido), do kazoo, de assobios, de segundas vozes e do metalofone, ora através da utilização da flauta transversal ou do baixo.
Sem saber muito bem como definir o projecto – para Nuno são simplesmente "canções em português" – não renega, no entanto, as influências que lhe foram apontando, desde Sérgio Godinho até à MPB, passando pelos Violent Femmes e, naturalmente, pelos Ornatos Violeta.
Em Janeiro gravaram para "3 Pistas", a convite de Henrique Amaro, da Antena 3. Neste projecto, o radialista desafia os músicos para gravarem em directo, no auditório da Antena 3, quatro temas originais e uma versão, utilizando apenas 3 pistas. Por lá passaram, já, nomes como Zeca Baleiro, Los Hermanos e Blind Zero.
A circular pelo espaço hertziano, existe uma demo promocional contendo os temas: "Não Deixes de Querer Fugir", "Nada É Tão Mau", "Guarda Bem O Teu Tesouro" e "Já É Sábado", quatro originais que deixam pistas interessantes para a tão aclamada renovação da música portuguesa.
Os dois músicos realizam no início de 2004 uma mini-tournée em diversos bares do Norte e Centro do país.

Nuno Prata – Voz, Guitarra, Baixo
Nicolas Tricot – Bateria, Flauta Transversal, Kazoo, Metalofone, Voz

Ovo



O OVO é um projecto musical português que, depois de quatro anos na incubadora, apresentou o CD "Demo 2002" (considerado melhor maqueta do ano pelo Diário de Notícias), embrião de uma trilogia de singles (com conclusão prevista para o início de 2004) que constituem o cartão de visita de uma banda em busca da sua identidade.
Contando com a participação de colaboradores oriundos de diversos meios musicais (Tó Pinheiro da Silva, Frederico Pereira, Marcelo Wig, Vasco Pearce de Azevedo, entre outros), o OVO reivindica o seu lugar no movimento crescente das bandas que procuram novos rumos para a música pop cantada em português.

Sem comentários: