segunda-feira, 24 de maio de 2004

d3ö - 8 Tracks On Red (Subotnick Enterprises)



Eles chamam-se d3ö porque são três. Contudo, não são o classico power trio. Na voz e guitarra encontramos Toni Fortuna, antigo vocalista dos Tédio Boys. Na outra guitarra está Tó Rui que desempenhou iguais funções nos Batwings, Garbage Catz e Tu Metes Nojo. Ao lado da tarola está Miguel, que já tinha tocado com Tó Rui nos Garbage Catz.
Não existe aqui quem toque baixo. A ideia original até era outra. Aconteceu sem querer. O resultado torna-se surpreendente e original. O duelo de guitarras que se escuta traz ao som da banda uma sujidade que o faz ser diferente.
Depois de no ano passado nos terem brindado com o excelente “Sixpacktrack”, a banda volta à carga com “8 Tracks On Red”, continuando a ir beber inspiração aos mesmos cantis de água. O blues, o garage rock e o rock’n’roll anos 50 continuam a ser os temas dominantes de conversa.
A abrir, “2day”, uma faixa em que as guitarras pintam o ar de “blues”. Logo a seguir, “On The Edge”, bate com força na nossa cabeça, empurrando-nos o corpo para uma qualquer “garage” carregada de rock. Ao terceiro tema ficamos completamente rendidos. Ficamos em estado de “coma”, ligados por um cabo à música dos d3ö. Ainda meios estremunhados somos acordados por um cão, que apesar de ser um paz de alma, consegue por momentos quebrar o nosso tédio. Sim, são os Tédio Boys que passeiam este cão… Deixamos o animal ir embora e ao som de “Made U Wrong” entramos na máquina do tempo para viajarmos até aos anos 50. O sexto tema é de todos o mais rock. “Down It” mistura puros momentos de calma, com descargas eléctricas que chegam a causar feedback. A versão de “Never Loved Her” dos The Star Fires, apresenta-nos a surpreendente voz de Tó Rui, que se cruza com o cantar mais melódico de Toni e um monte de guitarras que despejam raiva. A fechar o brilhante “Cross The River”. Tema de inspiração folk, em que uma ligeira percursão se perde por entre uma guitarra e uma voz nostálgica.
Ao todo são 8 temas pintados de vermelho, que mais uma vez provam que Coimbra é inegavelmente a capital do rock.
Estamos perante um conjunto de canções, produzidas por Joe Fossard de forma a que cada uma possa brilhar e nos arrebatar a alma de maneira diferente.
E assim, este disco, tem a força suficiente, para nos surpreender sempre que o escutamos. E nós ainda gostamos mais de o ouvir de cada vez que colocamos a rodela na aparelhagem.
É tempo agora de iluminar o nosso espírito com luzes vermelhas de neon. Afinal o rock tem cor…

Nota: “8 Tracks On Red” é lançado no próximo dia 1 de Junho. Para assinalar o acontecimento os d3ö tocam na RUC, num concerto que será transmitido no Santos da Casa. Desta vez quem estiver na R. Padre António Vieira poderá assistir…

Nuno Ávila

Sem comentários: