domingo, 30 de maio de 2004

LE DIVAN - Le Divan (Edição de Autor)



Paz. Sinto uma enorme calma interior depois de ouvir este single promocional dos Le Divan. São três temas relaxantes que nos deixam serenos como se tivéssemos acabado de fazer algum exercício para expulsar de dentro de nós toda a raiva acumulada.
Ao ouvir o som que sai das colunas da aparelhagem a imagem que se forma na nossa cabeça é a de alguém que passeia sobre as areias quentes de uma praia, com o mar como pano de fundo. Essa pessoa anda lentamente, de forma a não queimar a sola dos pés. Assim, tem tempo para saborear a bela paisagem que os seus olhos vão vendo.
Também estes três temas calmos, que os Le Divan nos oferecem, devem ser escutados com toda a paciência deste mundo, para assim desfrutarmos de todos os seus encantos.
Estamos perante sons que escondem dentro de si, réstias de pop, trip-pop, funk e jazz. Ingredientes deitados no prato, na medida certa, de forma a não enfartar. Se nos pedirem para comparar este sabor com um outro já existente, o único que as nossas papilas gostativas reconhecem é o de um prato de nome Hipnótica. Os dois cozinheiros, responsáveis pela confecção destes manjares, vão buscar os ingredientes às mesmas prateleiras das superfícies comerciais.
A nossa viagem inicia-se com “Who Is Who”. Mergulhamos num tema em que um teclado e uma guitarra, nos fazem ver ao longe músicas de contornos mais funk. Continuamos a nadar por entre sons de um tema de nome “Analyse” em que uma bateria marca ritmos de cadência trip-pop. Por fim, num momento quase de pura experimentação, denominado “See Me Sun”, vimos à tona de água para respirar momentos mais jazz. Estamos aqui perante três músicas em que uma voz meio rouca, nos sussurra bonitas palavras ao ouvido.
Agora que já libertei todo o stress que havia em mim, posso deitar-me no meu “divan” para assim dormir na paz dos anjos. Quando acordar espero que o mundo seja outro. Não faz mal sonhar…

PS: Esta semana quem votar na tabela “13 Fados”, que é divulgada ao domingo, pode ganhar um single dos Le Divan. Indicar por mail 5 temas de 5 bandas diferentes de que gostem. Enviar nome e morada.

Nuno Ávila

Sem comentários: