segunda-feira, 20 de setembro de 2004

RECORDAÇÃO - TÓZÉ FERREIRA



ANTÓNIO FERREIRA (1963) email

Frequentou o curso de Engeharia Quimica no IST entre 1980 e 1983. Em 1986 ingressa no curso de Sonologia do Conservatório Real de Haia, onde estudou composição com K. Bhoemer e Clarence Barlow, sintese digital com Paul Berg, programação de sistemas interactivos musicais com Joel Ryan, psico-acústica e processamento de sinal com Simon Templaars e técnicas de estudio analógico com Jaap Vink.
A solo e em colaboração com Rodney Waschka II grava composições electroacústicas, algumas das quais viriam depois a integrar o LP MÚSICA DE BAIXA FIDELIDADE, editado em 1988, e apresenta várias composições suas com electrónica em tempo real.
Ainda em 1988 ingressa, em Portugal no grupo de Bioacústica do Centro de Análise e Processamento de Sinal do Complexo Interdisciplinar do IST.A partir de 1991 trabalha também como consultor em estudos de impacto ambiental no ambito do ruído, desenvolve vários programas de previsão de ruído ferroviário, rodoviário, aeronáutico e em projectos de acústica de edificios. Publicou vários artigos apresentados em várias conferencias internacionais (INTER- Noise). Paralelamente desenvolve actividades de composição musical em estudio proprio utilizando computadores.
As suas peças tem sido apresentadas quer em Portugal (Festival musica VIVA, Festival de Aveiro) quer em vários paises estrangeiros, nomedamente no Festival Synthese 2001 de Bourges, nos ciclos de musica por computador da Univ. Paris VIII 2000 e 2001, no Festival de elctroacustica de Besançon, France - Comté e no cliclo "Cinema for the Ears" em Copenhaga, Dinamarca 2001.
Recentemente, foi selecionado como finalista no International Computer Music Conference 2002, e edita o CD MÚSICAS FICTÍCIAS, com as suas últimas composições electroacústicas, pela AnAnAnA.

Discografia (por ordem cronográfica) :
Discografia :--MÚSICA DE BAIXA FIDELIDADE; LP Ama Romanta 1988
AMA ROMANTA 86/89; LP Ama Romanta, 1989 (compilação)
VIDYA; de Vítor Rua, LP 1991 Potlatch (colaboração)
AMA ROMANTA SEMPRE; 2CD Música Alternativa 1999 (compilação)
MÚSICAS FICTÍCIAS; CD ANANANA, 2000

Sem comentários: