terça-feira, 21 de junho de 2005

IBERROCK - A FINAL

iberRock
multiusos de viseu, rua padre costa
3510-063 viseu


Final do Concurso IberRock

Nos meses de Abril e Maio, o IberRock - Festival Ibérico de Rock realizou um concurso para novas bandas de Rock. Das 65 candidatas foram seleccionadas 24 que se apresentaram em seis eliminatórias.

A Grande Final do Concurso IberRock irá ocorrer no dia 25 de Junho, na discoteca "The Day After" - o palco que recebeu todas as bandas a concurso - a partir das 23 horas e trinta minutos.

Todas as bandas finalistas irão actuar no IberRock de 14 a 17 de Julho.

As bandas finalistas são:

- "Dollar Llama" de Lisboa (1ª sessão do concurso - 16 de Abril)
- "Puma" do Porto (2ª sessão do concurso - 23 de Abril)
- "I Scream" da Batalha (2ª sessão do concurso - 23 de Abril)
- "Snail" do Porto (3ª sessão do concurso - 30 de Abril)
- "Umeed" de Viseu (4ª sessão do concurso - 7 de Maio)
- "Sutzu" de Odivelas (4ª sessão do concurso - 7 de Maio)

O Júri será composto pelos jornalistas: António Freitas (Antena3/Curto Circuito), Nuno Sousa (Público) e Rui Pedro Reis (SIC) que ajudarão o júri residente na difícil selecção dos melhores da noite.

A Final terá como apresentadores a Ana Rita Clara e o Luís Maia da SIC.

Após a actuação de todas as bandas finalistas, o júri decide quais as bandas colocadas nos três primeiros lugares, sendo esta decisão de imediato tornada pública.

Dollar Llama (Lisboa)


"Sreaming gods Lie", "Outshined", "Hangloser" e "Amplify" são nomes que antecedem o projecto "Dollar Llama".
Indefinidos no tempo e no espaço, os Dollar Llama surgiram em 2002 com João na bateria, Tiago Simões na voz, Melson na guitarra e Zé no baixo.
Mas tudo começa em Alfornelos, por volta de 1997, quando vários amigos decidem formamr uma banda. Depois de uns ensaios, gravações de maquetas e concertos, esta banda lisboeta inicia um novo projecto com novos elementos na formação.
Rock alternativo, pos-rock, pos-grunge, pos anos 90 integram a música dos Dollar Llama que já participaram em vários eventos, tais como:
- Abertura dos concertos Xutos e Pontapés na Semana do Enterro em Aveiro
- Actvs Convicvs
- Santiago Alquimista – Lisboa
- Festival C.O.M.A
- Hard Club – Lisboa
- Final do Concurso Angel’s Bar
- Motard RockFest

Puma (Porto)

Formados em Setembro de 2004, os Puma do Porto assumem-se como um projecto rock cantado em português, porque, segundo eles "existe uma maior proximidade com o público", sendo que "a mensagem não precisará de intermediários ou tradutores".
Andhré na voz, Ribas na Guitarra, Sovi no baixo e Jonhy na bateria fazem dos Puma uma banda com uma inegável influência na época dourada do rock português.
Os elementos dos Puma integraram várias bandas, no passado, entre as quais se destacam os Pinhead, Ectovult, Acidemass, Airbag, Skalla e Uno.
Para esta banda, "o rock tem alma e vitalidade, é algo humano. Vêem o rock como uma atitude, uma forma de estar na vida".

I Sream (Batalha)

Paula Jorge na voz, Paulo Moreira na guitarra, Ricardo Jesus na bateria e Filipe Barros no baixo fazem da banda "I Scream" um "movimento alternativo do Rock", como eles próprios se definem.
Com uma história não muito longa, já integraram alguns projectos musicais com outra formação. Estreias em palco, anúncios para elementos da banda e participações em festivais fazem o percurso recente desta banda.

Snail (Porto)

Oriundos do Porto, os Snail existem desde 1995. Com diferentes formações desde então, fazem do rock, do funk e do soul, cantado em inglês, a sua música.
Neste momento a banda é composta por Pedro Silva na Guitarra, Vítor Peixeiro na Voz, Nuno Rogério na bateria, Ricardo Miguel nas teclas e a mais recente entrada na banda, o baixista Pedro Nunes.
Segundo eles, é no palco que são mais emocionais e o público é tido como um "personagem principal do filme Snail".
Esta banda já percorreu Portugal e esteve presente em 53 festivais e montras de música.
Saíram vencedores nos seguintes locais:
- Concurso de bandas da Faculdade de ciências e tecnologia de Lisboa
- Festival C.O.M.A - Associação Académica da Universidade de Aveiro
- 1º Concurso de bandas do Município do Crato (Alentejo)
- Festival Rock 11 de Setembro 2004 / Famalicão
- 9º Festival de Música de Gondomar
- 3º Festival de Música de Fafe

Umeed (Viseu)


"A música mostra-nos aquilo que poderíamos ser se fossemos dignos deste mundo" parece ser o fundamento encontrado para caracterizar esta banda viseense.
Nascidos em Fevereiro de 2001, a formação foi sofrendo alterações e hoje é representada por: Pedro Peles na voz e guitarra, Silvério Ferreira na bateria, Hugo Sarmento na guitarra e teclas e Marco Almeida no baixo e violino.
Estiveram presentes em vários pontos do país, revelando os seus projectos musiais, destacando-se:
- X Festival de Música Moderna de Corroios
- Fnac de Almada
- Festival C.O.M.A. - Aveiro
- Rocktaract
- Festival de Música Moderna de Paleão - Coimbra
- Kastrus-Bar Esposende

Sutzu (Odivelas)

Formados em Setembro de 2003, os Sutzu são: Tânia na voz, Carlos Mota na guitarra e Rodolfo Gil nos samplers e programações. A banda de Lisboa pratica um som que se move entre o trip-hop e o rock electrónico, criando sonoridades compostas por ritmos mecanizados e tribais.
Este projecto apresentou-se pela primeira vez ao vivo em Março de 2004, tendo actuado já em diversas salas e mostras de música moderna um pouco por todo o país, entre os quais:
Santiago Alquimista – Lisboa
Hard Club (festival RockMusic Challenge2004)
Chapitô/NetJazzCafé
Centro Cultural de Malaposta
O Culto – Bar
Rockastrus 2004
Festival C.O.M.A
Rocktaract 2004
Festival de Música de Fafe (final)
Mostra de Música Moderna de Paleão-Soure (1º prémio)

Sem comentários: