segunda-feira, 26 de setembro de 2005

RECORDAÇÃO - POP DELL'ARTE


Os Pop Dell'Arte formaram-se em fins de 1984, em Campo de Ourique, tendo origem nas divergências que causaram o fim dos Ezra Pound. A formação inicial incluía João Peste (voz), Zé Pedro Moura (guitarra), Paulo Salgado (baixo) e Ondina Pires (voz e bateria).

Gravam uma maqueta para concorrer ao concurso de música moderna do Rock Rendez-Vous.

A estreia ao vivo foi em Março de 1985 no ISCTE, no evento "Música, Moda e Pintura no ISCTE".

No 2º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vous conquistam o prémio de Originalidade e um convite para a gravação de um single para a Dansa do Som. A editora escolheu os temas mas o grupo não aceitou porque achava que esses temas não iam dar uma imagem correcta da banda. Sapo entra para o lugar de Ondina Pires.

No ano seguinte, João Peste decide fundar a editora Ama Romanta e em Maio de 1986 é editada a compilação "Divergências" onde aparece o tema "Máscara" dos Pop dell'Arte e "Dim" de João Peste a solo.

O baterista Luís San-Payo entra, em Janeiro de 1987, para o lugar de Luís Saraiva que falecera em Novembro de 1986. Em Fevereiro de 1987 é editado o máxi-single "Querelle" com produção do grupo, de Nuno Rebelo e de Amândio Bastos. O grupo lança também o single "Sonhos Pop" com as colaborações de Zé Pedro Lorena (Mler Ife Dada) e Cazé (Grito Final).

Em Dezembro de 1987 é editado o álbum "Free Pop" que contou com a participação de Nuno Rebelo, Adolfo Luxúria Canibal (no tema "Juramento Sem Bandeira") e do cineasta Joaquim Pinto. A produção foi do grupo e de Nuno Rebelo.

Em 28 de Janeiro 1988, os Pop dell'Arte actuam em Lisboa, na Aula Magna, num dos concertos mais importantes da banda.

Em Abril de 1989 é éditado o Máxi-single "Illogik Plastik" com os temas "Illogik Plastik", "Poema Circular em Betão Armado Plástico Cor-de-Rosa & Rádio Digital Programado em FM" (no lado A) e "Saltando Das Núvens" e "O Amor É... Um Gajo Estranho" no lado B.

O grupo termina em Julho de 1989. João Peste cria os Acidoxi Bordel com Sapo e Zé Pedro Moura, vindos dos Pop Dell'Arte, a que se juntaram Jorge Ferraz, Rodrigo Amado, David Sousa e Nuno Tempero. Em 7 de Outubro de 1989 estreiam-se ao vivo no Rock Rendez-Vous.

João Peste & O Acidoxi Bordel terminam em Fevereiro de 1990 devido a um choque de egos entre João Peste e Jorge Ferraz. Em Julho de 1990 ainda foi editado o EP homónimo. O disco, com produção de Rafael Toral, inclui os temas "Groovy Noise-Dada Rock", "Cocaine Amigo", "Clio Software" e "Distante Domingo (TL-2 NAPOLEON)".

Em 23 de Fevereiro de 1991, os Pop Dell'Arte reaparecem com um concerto no Cinema Alvalade. Com João Peste, Zé Pedro Moura, Luís San Payo e os No Noise Reduction (Rafael Toral e João Paulo Feliciano) como unidade autónoma. É lançada em CD a colectânea "Arriba! Avanti Pop dell ' Arte", com temas editados em single e máxi-single, e o álbum "Free Pop".

Em Janeiro de 1992 é editado o máxi-single "2002/MC Holly", lançado pela editora "Variodisc , com as colaborações de Sei Miguel, de General D, do travesti Salomé e de Rui da Silva.

Em Março de 1993 é editado o álbum "Ready-Made". No disco participam Sei Miguel, General D, No Noise Reduction e Salomé.

Em Setembro de 1994, a Ama Romanta foi a representante de Portugal no Festival BAM, em Barcelona e os Pop dell'Arte actuaram no palco principal do festival.

Em Junho de 1995 é editado, através da Polygram, o álbum "Sex Symbol" qu é bem recebido pela critica especializada. O grupo era constituído por João Peste (voz), Paulo Monteiro ( guitarra), João Paulo Simões (guitarra), Pedro Alvim (baixo) e Luís San Payo (bateria).

Em Novembro de 1986 é apresentado no Coliseu dos Recreios o espectáculo "Filhos de Rimbaud" com a participação de João Peste, Sérgio Godinho, Jorge Palma e Rui Reininho e ainda do poeta Al Berto .

Em Fevereiro de 1999 são reeditados em CD, através da Música Alternativa, os álbuns "Free Pop" e "Arriba! Avanti!".

Carlos Luz e Tiago Miranda colaboram com o grupo durante algum tempo.

Em Abril de 1999 regressaram aos palcos com dois concertos no Fórum Lisboa. Adolfo Luxúria Canibal participou como convidado no tema "Juramento Sem Bandeira".

Em Dezembro de 1999 gravam "Little Drama Boy" uma versão do clássico tema de natal celebrizado por Bing Crosby.

Em Abril de 2000 é reeditado o álbum "Ready Made" e o EP "João Peste & O Acidoxi Bordel".

Luis San Payo e Paulo Monteiro saem do grupo em 2001. Zé Pedro Moura regressa ao grupo.

O CD "So Good Night" é editado em Março de 2002. O disco inclui os temas "Mrs. Tyler", "So Goodnight", "Little Drama Boy", "The Sweetest Pain", "Pound By Pound" (escrito a meias com Jorge Ferraz) e "The Witch Queen Of The USA". O tema "Army of Lossers / Indie.Cent Mix" aparece na compilação "Indiegente" desse ano.

João Peste participa em vários concertos do projecto Wordsong e colabora num dos temas incluídos na 2ª edição do disco de estreia dos Wordong.

Em Julho de 2004 participam no espectáculo "AVAriações" com o tema "Linha Vida".

O próximo álbum, que se intitulará "After The Future", está previsto para ser editado já há alguns anos.

DISCOGRAFIA

Free Pop (LP, AmRo, 1987)
Arriba! Avanti! Pop dell' Arte (Compilação, AmRo, 1991)
Ready Made (Mini-Lp, Variodisc, 1993)
Sex Symbol (CD, Polygram, 1995)
So Goodnight (Ep, Candy Factory, 2002)

SINGLES

Querelle/Mai'86 (Máxi 12'', Ama Romanta, 1987)
Sonhos Pop/Esborr (Single 7'', AmRo, 1987)
Illogik Plastik (Máxi, AmRo, 1989)
MC Holly/2002 (Máxi, Variodisc/AmRo, 1991)

Colectâneas

Divergências (1986) - Máscara
Música Moderna Portuguesa 1º Volume (1986) - Bladin
Johnny Guitar: Ao Vivo em 1994 (Vol. 1) (1995) - Vicious
Ruc 10 Anos Sempre No Ar (1996) - Be Bop (DJ NM Version)
Indiegente (2002) - Army of Lossers / Indie.Cent Mix

COMENTÁRIOS


"Deviddo a divergências de alinhamento com a editora do RRV, João Peste resolve criar a Ama Romanta sua própria editora de "desalinhados", um bastião de "resistência à totalitarização da cultura e da arte", promovendo a "ampla diversificidade de linguagens tanto estéticas como ideológicas".

Dias depois estavam a gravar uma maqueta para concorrer ao concurso de música moderna do Rock Rendez-Vous (RRV). «Ainda hoje fico espantado com o resultado. Gravámos quatro temas em duas horas e meia! O técnico de som, Rui Romigio, ajudou-nos imenso. No dia seguinte fomos levar a maqueta ao Rui Pego, que tinha na altura um programa na Rádio Renascença. Um dia depois estava a passar».

O grupo tinha direito à edição de um EP mas discordaram da selecção musical. O disco não viu a luz do dia. «Se tivemos problemas logo ali, como seria depois? Achei que o melhor era criar uma editora». O que aconteceu um ano volvido, com a criação da Ama Romanta, onde vieram a ser editados Mão Morta, Mler Ife Dada ou Sei Miguel. Numa faixa do duplo álbum de estreia - Divergências -, Peste entrevistou o sociólogo Paquete de Oliveira sobre as ditaduras culturais.

extracto de artigo do jornal Expresso / César Avô

A primeira experiência que tive a cantar com ele [Jorge Ferraz] foi com os Ezra Pound, durante dois meses, e houve logo guerra de egos. E trabalhou com mais vocalistas que tiveram impacte no meio musical... Por questões que têm a ver com a personalidade dele, aba por ser um outsider... JP/DN+

A pausa é uma peça fundamental na música. Compor sem pausas é impossível. Pode parecer retórico, mas não! Usamos a pausa na existência do grupo. JP/DN+

Nuno Leonel, que é um elemento dos Pop Dell'Arte que nunca apareceu em público e que foi um dos nomes mais importantes para a Ama Romanta. O Nuno Leonel fez várias capas para a AR, incluindo a capa deste novo "Ama Romanta Sempre". JP/Musicnet

NO RASTO DE

João Peste formou-se em Sociologia e está a tirar o mestrado de sociologia da música. Está ainda a escrever o livro "Os últimos dias da vida de Taríntio Gin" com as suas memórias pessoais. Colaborou musicalmente com Jorge Ferraz no projecto Rede Soleri que aparece na compilação "Ama Romanta...Sempre". Também colaborou com os Wordsong.

Durante uma década Zé Pedro Moura foi baixista dos Mão Morta, para onde entrou, em 1990. Acompanhou João Peste no projecto Acidoxibordel e mostrou também o que sabia fazer com a guitarra e o teclado. Em 1988, paralelamente à sua actividade como músico, estreou-se como DJ no Frágil e hoje é DJ residente do Lux Frágil. Também partilha o projecto Disorder com Dexter.

Ondina Pires formou os The Great Lesbian Show.

Os No Noise Reduction são um projecto de música experimental formado em 1990 por João Paulo Feliciano e Rafael Toral. O trabalho a solo de Rafael Toral tem obtido bastante sucesso no mercado internacional.

JP Simões formou os Belle Chase Hotel e os Quinteto Tati.

Sapo está nos Mão Morta.


Sem comentários: