sexta-feira, 25 de novembro de 2005

COOLTRAIN CREW 10 ANOS NO LUX


1) O colectivo CoolTrain Crew comemora dez anos de actividade no próximo dia 22 de Dezembro no bar-discoteca Lux, em Lisboa. Nesta festa os novos e os antigos membros do colectivo vão actuar juntos. Os dois andares do espaço vão estar por conta de Johnny, Vítor Belanciano, Riot, Dinis, Nuno Rosa, Rui Murka, Lil’John, Tiago Miranda, Alx e Kalaf. Este último no microfone.
O lançamento, no início de 2006, de um CD-Compilação, reunindo remisturas e produções para artistas como Táxi, Da Weasel ou Blasted Mechanism, será outro marco das comemorações.

2) A CoolTrain Crew formou-se no final de 1995 com o intuito de atribuir visibilidade a músicas urbanas emergentes como o drum & bass ou as linguagens modernas do jazz, constituindo alternativa às expressões então predominantes do house e do tecno.

O núcleo era constituído por vários DJs do Bairro Alto, em Lisboa, todos eles conhecidos em nome individual nos dias que correm, pelas sua actividade enquanto DJs, produtores ou músicos.

O núcleo era constituído por Johnny (que ainda se mantém no colectivo); Tiago Miranda (DJ residente do Lux, membro da dupla Dezperados e músico dos Loosers); Nuno Rosa (também conhecido como Pink Boy e também membros dos Dezperados); Dinis (residente do Lux e um dos mais respeitados DJs das músicas de dança alternativas); Rui Murka (residente da discoteca Frágil, autor de várias compilações e temas avulsos) e o jornalista e critico de música do diário "Público", Vítor Belanciano.

Pioneiros do drum & bass em Portugal, começaram por realizar festas em locais como o Captain Kirk, Indústria ou o Califórnia, antes de fixarem residência no Ciclone (antigo Johnny Guitar).

Em simultâneo, alargaram os novos conceitos da música de dança a outros espaços, de Norte ao Sul do país, actuando em velhos teatros; em festivais como o Sudoeste ou Blue Spot; em grandes festas de música de dança, abrindo-as a novas sonoridades; no Miradouro do Adamastor; no Coliseu dos Recreios de Lisboa durante os Prémios Blitz de 1997 ou na Praça Sony, durante a Expo’ 98, onde foram responsáveis pela programação de uma semana de música.

3) No início do milénio o colectivo regenera-se. Johnny, Kalaf, Riot, Lil’John e Alx constituem a nova formação. O encontro de Johnny com Kalaf (voz dos 1-Uik Project, Type + Kalaf ou de temas dos Bulllet), Lil’John (dos 1-Uik Project e fusion Lab) e Riot (fusion Lab) foram coincidências que resultaram em trabalho consistente. Mais tarde entra Alx. A Cooltrain apresenta-se ao vivo com outras propostas, propondo sessões DJ com música criada pelos próprios.

Nesta segunda fase empenham-se também na produção de concertos, garantindo auto-suficiência e profissionalismo, trazendo a Portugal nomes firmados como os 4 Hero, Lemon D & Dillinja, Digital, Randall, Metalheadz, entre outros.

Em 2003 nasce a CoolTrain records, Dj Riot lança uma remistura do velho êxito dos Táxi, "Chiclete"(Chiklet RMX). O tema passa nas rádios e marca o princípio de uma digressão ibérica. O colectivo actuou em cidades espanholas, ao mesmo tempo que a nata do drum & bass espanhol veio a Portugal.

Mais recentemente, o colectivo começou a realizar sessões de jazz. Primeiro em Leiria e, desde Fevereiro de 2004, também em Lisboa. É às 4ª feiras, no bar Bicaense, que têm decorrido as "Lisboa Jazz Sessions", com concertos ao vivo por projectos de jazz nacionais, "spoken word", sessões DJ e convidados.

A programação é mensalmente dedicada a um dos grandes nomes do Jazz. Um dos últimos foi John Coltrane, ou a designação Cooltrain Crew não fosse uma homenagem ao génio de Coltrane.

Sem comentários: