quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

AO VIVO NO LOUNGE EM FEVEREIRO


sáb. 04 AO VIVO: smartini [pt] (23h30, entrada livre)
+ DJ: m á r i o v a l e n t e

Para quem gosta do tipo de construções entre o noise e a melodia arrebatora, tal como ensaiadas no passado por nomes como Sonic Youth, Yo La Tengo, Wilco, Spoon e Pavement. A experimentar urgentemente nopresente. Smartini é um projecto que surgiu em 2002 algures entre Braga e Guimarães. A banda, que já actuou no palco secundário do festival de Vilar de Mourosem 2004, venceu o 1º festival de bandas de garagem de Paredes de Coura, oque os levará ao palco da próxima edição do festival. O som dos Smartini, segundo os próprios, "é assumido como uma estrutura musical que descreve paisagens, momentos e que se baseia na intuição momentânea produzida através de rastos melódicos alternados por momentos de palpitações incontroláveis e electrizantes."
Para ver e ouvir: site oficial e http://www.myspace.com/smartinimusic


qui. 23
1º aniversário merzbau (23h30, entrada livre) com:
lemur (ao vivo)
goodbye toulouse (ao vivo)
+ DJ: m á r i o v a l e n t e


A netlabel Merzbau celebra o primeiro ano de existência no Lounge, com a actuação ao vivo de duas bandas do seu vasto catálogo de edições. Os Lemur, que arrancam as festividades, são de Lisboa e começaram a tocarem 2003. A formação original manteve-se até hoje: Vasco Furtado (bateria), João Brandão (guitarra, baixo), João Marques (baixo, guitarra) e Pedro Rodrigues (violoncelo, teclas). O estilo musical é ainda uma incógnita para todos os elementos da banda, que, quando interrogados, só conseguemdizer duas palavras: rock instrumental. Desde os Durutti Column aos Mão Morta, as comparações já foram muitas. Post-rock e post-punk são dois rótulos não totalmente descabidos.Partilharam o palco, em diferentes ocasiões, com bandas como os Bypass,Ölga, Brainwashed by Amalia e Allstar Project. Em 2004 editaram uma maqueta com seis temas e preparam-se agora para lançar um ep na net label da merzbau, de que este é o concerto de lançamento.
Os Goodbye Toulouse nasceram no verão de 2004 quando Tiago Sousa decide pegar nalgumas ideias suas e construir o EP "Urbe", que acaba por sereditado mais tarde, em Março de 2005, através da Merzbau. A partir daí juntaram-se a Tiago três amigos, que já haviam participado também nasgravações, para suportar a banda ao vivo. Tiago Sousa, Joca (Gordon's Deal/We Shall Say.), Luís Nunes (Jesus, The Misunderstood) e Vitó (Gordon's Deal) são os elementos que compõem os Toulouse nos seus quatro primeiros concertos (entre os quais, no Santiago Alquimista e na Galeria Zé Dos Bois). Mais tarde a banda sofre alterações no seu alinhamento regressando no inicio de 2006 às actuações ao vivo, agora com Tiago Sousa, Luís Nunes (Jesus, the Misunderstood) e Pedro Girão (Jesus, the Misunderstood) preparados para espalhar o caos sonoro e dar corpo a estaaventura musical.
Para ver e ouvir: http://www.merzbau.tk/


sáb. 25
AO VIVO: the weatherman [pt] (23h30, entrada livre)
+ DJ: m á r i o v a l e n t e

O suplemento "Y" do Jornal Público elegeu The Weatherman como o projectonacional revelação a ter em conta para 2006. Esta é a oportunidade de perceber porquê, naquele que será o concerto de lançamento do álbum de estreia "Cruisin' Alaska"."Declaro que os Beatles são mutantes. Protótipos de agentes evolucionários enviados por Deus, dotados de um poder misterioso para criar uma nova espécie humana, uma raça de homens livres que se riem constantemente"(Timothy Leary, algures nos loucos anos 60). 50 anos depois, o mundo continua cinzento. As guerras mudaram de nomes e os sonhos libertinos e ingénuos de uma década diluíram-se nas aparências sisudas e responsáveis do mundo dos adultos. Alexandre Monteiro tem 26 anos "segundo o BI", como ele mesmo diz, mas apenas 19 "na cabeça". Vive num mundo em que as melodias dos Beatles e dos Beach Boys era "Smile"continuam a ser fonte inesgotável de inspiração - um mundo colorido, pintado a partir da cinzenta Vila Nova de Gaia, onde vive. Aos seis anos, Alexandre começa a cantar num coro de uma escola de música local e o gosto pelas melodias nunca mais o largou. Alguns anos maistarde, descobriria os Beatles, John Lennon, os Beach Boys e os Abba na colecção de discos do pai e começou a compôr canções."Cruisin' Alaska" é a estreia absoluta de Alexandre Monteiro (TheWeatherman) e reflecte a sua obsessão pelo poder intemporal das boas melodias. O álbum olha para trás para sorver inspiração, mas não soa datado. Todos os instrumentos foram gravados pelo músico e muitas cançõesforam gravadas ao primeiro take. Apesar disso, o disco revela um lado quase orquestral reminiscente dos Beach Boys e de outros nomes dos anos 60, revistos à luz do indie pop contemporâneo e de outras coordenadas comoo funk.

Sem comentários: