quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

ZECA AFONSO RECORDADO EM GUIMARÃES




Centro Cultural Vila Flor associa-se a homenagem a Zeca Afonso


Sexta-feira e Sábado
Dias 24 e 25 de Fevereiro


O Centro Cultural Vila Flor (CCVF), em Guimarães, associa-se, esta sexta-feira e sábado, à homenagem a Zeca Afonso, uma iniciativa do Círculode Arte e Recreio a que se juntaram a Associação José Afonso, a Associação 25 de Abril, a Associação Académica da Universidade do Minho, a BibliotecaMunicipal Raul Brandão, o Sindicato dos Professores do Norte, o Centro Infantil, Cultural e Popular, a Pavico, o Cineclube de Guimarães e a Cooperativa “A Oficina”, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães.

O programa conta com concertos, exposições, conferências, filmes e workshops acerca da vida e obra do cantautor, que decorrerem privilegiadamente noCentro Cultural Vila Flor.

Coordenada por José Mário Branco, a homenagem pretende assinalar a morte de José Afonso (Fevereiro de 1987) e servirá de rampa de lançamento para as comemorações dos 20 anos da sua morte, que terão lugar em 2007.

A abertura da iniciativa terá lugar na praça coberta do CCVF na sexta-feira,dia 24, às 18h00, com uma exposição que incluirá livros e discos da Associação José Afonso e objectos e documentos pessoais do cantor.

Às 18h30, o Café-Concerto acolhe o lançamento do livro “Zeca Sempre” composto por depoimentos de autores galegos e portugueses, da responsabilidade da editora portuense “Arca das Letras”.

Ainda na sexta-feira, às 21h30, Manuel Freire, Pedro Barroso, João Lóio, “De Outra Margem” (Galiza), “Chamaste-m ’ Ó”, Dino Freitas e Manuel de Oliveira sobem ao palco do Grande Auditório para o primeiro concerto de homenagem.

No sábado, o Centro Cultural Vila Flor recebe, às 10h30, um workshop sob otema “(Re) Viver Abril com Zeca Afonso – Para uma Didáctica de Unidade”, orientado para o sector do ensino, da responsabilidade do Sindicato de Professores do Norte.

A partir das 15h00, na Livraria do CCVF, está programada uma emissão“non-stop” de vídeo e projecção do filme “O Anúncio”, do realizador moçambicano José Cardoso para o qual José Afonso compôs a música “Vejam Bem”.

Às 17h00, no Café-Concerto, terá lugar uma Conferência moderada pelo jornalista Rui Pereira que contará com a participação de Alípio de Freitas, José Viale Moutinho, Octávio Fonseca, Padre Mário de Oliveira e Viriato Teles, em representação do “Mundo da Canção”.

O grupo de música tradicional galega “Ardentía”, Amélia Muge, Luanda Cozetti, Francisco Fanhais, José Fanha, Zé Perdigão, “Canto Nono”, “Erva Cheiro”, “Astedixie Band”, Uxia, Luís Portugal, Paulo Serafim e Vítor Fernandes encerram, no sábado, a homenagem a Zeca Afonso no Centro CulturalVila Flor, às 21h30, com um concerto no Grande Auditório.

Durante os dois dias, o Centro Cultural Vila Flor terá animação musical de rua e nos jardins, que contará com a participação de alguns dos grupos que integram o elenco dos concertos como os "Nicolinos Populorum” e a“Tunobebes”.

A homenagem promete continuar pela noite dentro no Café-Concerto onde a música será especialmente dedicada a Zeca Afonso.

Para além do amplo programa que irá decorrer no CCVF, a empresa de panificação Pavico e a Biblioteca Municipal Raul Brandão protagonizam a iniciativa “Pão com Sonho”. Para assinalar a homenagem a Zeca Afonso, estãoa ser distribuídos milhares de sacos de embalagem de pão com dados biográficos e alguns poemas do cantautor. As embalagens de pão estão a ser usadas nos vários postos de venda da Pavico, no centro e na periferia de Guimarães.

Entre os dias 23 de Fevereiro e 13 de Abril, vai estar também patente, na Biblioteca Municipal Raul Brandão, a exposição “Zeca Afonso: o Sonho Cantado”.

Sem comentários: