quarta-feira, 29 de março de 2006

NOVAS DE SAMUEL JERÓNIMO


“Fuga transfigurada” incluída em novo c.d. sample da Thisco

A peça “Fuga transfigurada”, editada em c.d. single em Dezembro de 2004, numa edição de coleccionador limitada a 20 unidades, foi incluída no segundo c.d. “sample” da editora Thisco, editado neste mês de Março, pela referida editora.

O resultado expresso em pouco mais de um minuto de música começou por ser um exercício de fuga, respeitando as regras inerentes a este formato, sendo mais tarde alterado pelo compositor, de modo a dotar a peça de uma estética mais contemporânea.

A referida peça foi descrita pelo jornalista e crítico musical Luís Miguel Loureiro, como “uma espécie de ponte, intensa, entre Gryphon "Red Queen to Gryphon Three" e French TV "The Case Against Art"”.

O c.d. “sample” em questão recebeu o nome de “The Shock of This Light” e reúne vários projectos musicais nacionais que operam dentro da área da música electrónica, tendo sido apresentado no passado dia 11 de Março, na Caixa Económica Operária (Lisboa).

Após a extraordinária visibilidade alcançada por “Thisobidience: The Guys Gone Out” (2002) e a confirmação em “Thiscology” (2004) e “Thiscotronica Sample Mind” (2004), a Thisco voltou a apresentar alguma da nova música nacional, desta feita em dose dupla, unindo nomes já consagrados, a outros que agora se iniciam nas lides editoriais.

A Thisco continua assim a promover aquela que considera como sendo alguma da melhor música nacional.

A faca na água

Samuel Jerónimo terminou a sua mais recente peça intitulada “A faca na água”, para quatro vozes.

O objectivo da peça passa por fazer perguntas e dar respostas tanto ao nível do texto (baseado no filme homónimo de Roman Polanski), como anível musical, seguindo de perto as regras de uma fuga, nas quais um único tema musical se persegue a si mesmo originando múltiplas variações, num diálogo musical intenso, rico em simetrias, inversões, ritmos e tempos diferentes.

Sem comentários: