segunda-feira, 31 de julho de 2006

8 Rockin’ Shoes - “8 Rockin’ Shoes” (Edição de Autor)




Os 8 Rockin’ Shoes estão na moda. Estão na moda, pois são cada vez mais os adeptos, a enfileirarem por este género de rock’n’roll. Adeptos, vindos não só do lado de quem escuta e desfruta, mas que chegam de muitas garagens espalhadas pelo país, onde as notas de música forram as paredes.
Que musica tocam então os 8 Rockin’ Shoes? Rock. Puro e duro. Assente no poder das guitarras. Um rock que tenta ser moderno, apesar de ir busca a maioria das influências a velhos baús. Esta música tem muito de blues. Quase tudo aliás. Bebe tragos de poder no rock dos anos 50. Por vezes, como na faixa “Honey/2”, ganha um lado mais cinza, a que uns Jesus And Mary Chain não são alheios, mergulhando nos anos 80.
A banda, apesar destas inúmeras influências, consegue criar um produto que tem muito de seu. Rock made in Marinha Grande. Não quero dizer com isto, que sejam totalmente originais. A verdade, é que qualquer um dos temas deste disco se escutado separadamente, se identifica como sendo deles.
Mas apesar desta tentativa de auto-afirmação a banda, não caminha sozinha nesta sua viagem. A seu lado tem grupos como por exemplo Green Machine, d3ö, Bunnyranch ou Wraygunn, só para citar alguns. Apesar de todos matarem a sede na mesma fonte, todos eles conseguem mostrar-se diferentes na forma de abordar o som.
O segredo é pegar nisto e naquilo, juntar e agitar bem antes de servir. Os 8 Rockin’ Shoes estudaram bem a lição. Servem uma bebida, que se deve deglutir fresca. Não causa ressaca.
Este som tem alma. Tem poder. Tem musculo. Quer-se cru. Deve agarrar-se enquanto está dentro do prazo de validade.
Por isso toca a mexer os pés. É tempo de “rockar”!…

Nuno Ávila

Sem comentários: