domingo, 30 de julho de 2006

Irmãos Catita - “Very Sentimental Show“ (DVD, Real Ficção Cinevideo & Multimédia Lda)



Este dvd dos Irmãos Catita, funciona apenas como documento histórico, visto que som e imagem não se encontram nas melhores condições de saúde.
A banda merecia melhor sorte, pois os seus concertos de horas, são já um marco neste sombrio país à beira mar plantado, onde muitos têm medo de quebrar as regras.
O prato principal que é servido, diz respeito ao concerto realizado no Ritz Club em 1996.
Por aqui a banda desfila alguns dos seus êxitos e traz a palco uma mão cheia de convidados. Se somarmos os minutos que os convidados estão em cena, a conta chega quase a ultrapassar o tempo de palco dos Irmãos Catita. Tal só não acontece, pois em alguns casos são os Irmãos Catita que apoiam musicalmente quem está a cantar.
A par dos Catitas, abrilhantam a noite, Sandro Core (um italiano muito bem disposto), Susaninha (que canta “Eu Vi Um Sapo” em versão hardcore), Michelle (que para alem de cantar se despe) José Nobre, Tony (a comer peixe cru), Donald (o pato cantor) e Suzy.
Durante mais de uma hora, são trazidas à memória imagens de um nacional cançonetismo, que já teve os seus dias grandes. É o kitch a tomar conta do momento. Com muita pinta.
A banda brilha, ajavarda, insulta, enfim, faz o que de melhor sabe. Musicalmente não se perdem, apesar de alguns momentos de improviso trazidos a palco por Vieira. E para que não se perca uma palavra do que é cantado, as músicas são legendadas, não faltando claro os habituais palavrões que servem para fazer a rima.
Por tudo isto e muito mais este dvd está classificado para maiores de 16 anos.
Manuel João Vieira, está em grande, emborcando cerveja atrás de cerveja e liderando a orquestra. O país necessitava de um líder assim…
Como extras este dvd apresenta imagens de uma das noites do Cinearte em 93 e da Queima das Fitas de Coimbra em 94. Diga-se em abono da verdade que, sem serem perfeitas estas gravações estão em melhor estado. Temos assim, oportunidade de ouvir temas que não desfilam no concerto principal.
Sem ser perfeita, a realização de Rui Simões consegue captar o espírito dos Irmãos Catita e só perde quando se mete a experimentar efeitos, que só servem para atrapalhar quem vê.
Rui Simões consegue captar na perfeição a grande simbiose que existe entre a banda e o público que assiste a estes concertos únicos dos Irmãs Catita, e que não consegue ficar indiferente, dançando ou mandando bocas.
Estamos assim perante um dvd “Very Sentimental” que toca por vezes no mais fundo do nosso sentir português.
Estes Irmãos têm alma lusitana…

Nuno Ávila

Sem comentários: