segunda-feira, 25 de setembro de 2006

NOVO CD DE CARLOS BICA & AZUL




"Believer"

Com: Frank Mobus, Jim Black e Dj illvibe
Nas lojas a 9 de Outubro

Carlos Bica é um dos poucos músicos portugueses que alcançou projecção internacional, tendo-se tornado uma referência no panorama do jazz europeu.

Entre os vários projectos musicais que lidera e para além das suas colaborações com teatro, cinema e dança, o trio Azul, com o guitarrista Frank Möbus e o baterista Jim Black, tornou-se na imagem de marca do contrabaixista e compositor.

Quando fala da música de Carlos Bica, a crítica costuma salientar a forma como nela se interpenetram referências de diferentes universos, da música erudita contemporânea à folk, ao rock, ao jazz, às músicas improvisadas.

O que corresponde, como seria natural, à própria trajectória do intérprete compositor. Aprendeu a tocar contrabaixo na Academia dos Amadores de Música, nos Cursos de Música do Estoril, na escola superior de música de Würzburg, na Alemanha.

Mas o seu primeiro concerto de jazz deu-o pouco antes de partir para a Alemanha. Fez muita música improvisada, durante anos tocou com Maria João, trabalhou e gravou na área da música popular portuguesa com Carlos do Carmo, José Mário Branco, Janita Salomé, Camané e participou em inúmeros festivais de jazz internacionais em colaboracäo com músicos como Kenny Wheeler, Ray Anderson, Aki Takase, Alexander von Schlippenbach, Lee Konitz, Mário Laginha, Albert Mangelsdorf, Paolo Fresu, António PinhoVargas, Steve Arguelles, John Ruocco e Matthias Schubert entre outros.

Em Outubro de 2005 edita o belíssimo Single (Bor Land), o seu primeiro álbum de contrabaixo solo, onde músico e instrumento se encontram a sós e onde Bica revela o seu lado musical mais íntimo. Na digressão que fez em Portugal de promoção desse disco, resolveu ter como convidados alguns dos seus amigos e músicos favoritos, tais como tais como: João Paulo Esteves da Silva; Jesse Chandler; Sam the Kid; Kalaf; Alexandre Soares; Jorge Coelho; DJ Il Vibe; Matthias Schubert; Kalle Kalima e Ana Brandão.

A colaboração com DJ Ill Vibe prolonga-se agora para o novo álbum - o quarto, após Azul, Twist e Look What They've Done to My Song - do projecto Azul onde o DJ é convidado especial.

Believer marca o 14º aniversário da existência do Azul, que mantém intacta a formação original, numa empatia rara que tem contribuído para o reconhecimento internacional do projecto de Carlos Bica, Frank Möbus e JimBlack.

Uma edição ENJA com distribuição DARGIL


Sem comentários: