segunda-feira, 30 de outubro de 2006

BOR LAND EM GRANDE ACTIVIDADE




LA LA LA RESSONANCE / Palisade
BL026 / Dualdisc

"Poucos terão sido os projectos portugueses que elevaram as expectativas do seu público tanto quanto os The Astonishing Urbana Fall. Pelos concertos inesquecíveis (durante muito tempo dados como eventos irrepetíveis, deencenação única), e pela estreia em disco, que eu diria perfeita, com o ep Acetaminophen, o grupo de Barcelos marcou um tempo do nosso rock/popcriando um consenso de rara admiração e extensa legião de fiéis. O percurso dos TAUF, no entanto, não haveria de se vergar a ninguém. Assentena ideia de diferença ­ como uma Fénix que ressuscitasse sempre repensada­ o grupo haveria de se metamorfosear para, passada uma década, chegar ao primeiro longa duração como quem sabe amadurecer. A maturidade traz um novo irónico nome, La La La Ressonance, e o disco,Palisade, é como mais uma estaca defendendo a liberdade formal em que sempre acreditaram. Instrumental, ambiental, jazzístico, carismático, este passo não completa a carreira destes músicos, aumenta-a, obrigando a uma contínua catalogação que, quanto a mim, nunca poderá, nem deverá, ser segura. Palisade é brilhante no seu despojamento. É um disco típico de quem nunca teve pressa. Resulta numa simplicidade desarmante, fazendo lembrar, por vezes, o novo jazz nórdico (olá, bela Rune Grammophon), misturado com alguma solaridade. Trata-se de um quase-jazz delicado econtido, exercido por excelentes músicos ocupados ainda com acreditar em melodias perfeitas, mesmo que buscadas em momentos tantas vezes efémeros, numa lógica de fragmentação enorme, como se estivéssemos perante uma bandasonora ou uma colecção de apontamentos de mestre. Temas como Zed for Zebra, SI'll Walk You Home ou A Night At The Hopper's, entram na melhor escolha de sons para este 2006, ano em que, mais uma vez, nada será reversível no caminho destes músicos. Para colorido maior, a inusitada leitura em imagens que enriquece o objecto, da autoria de Miguel Machado, entende profundamente o espírito da obra, marcando a modernidade em que seinsere, com inteligência e sobriedade. Todo este trabalho é isso mesmo, delicada contemplação, sóbria fruição do mundo e sua transformação em arte. Para a pequena realidade musical portuguesa, este trabalho, comotanto trabalho da Bor Land, reveste-se de uma importância vital, revelando ao mesmo tempo a resistência e a invulgar mutação dos TAUF. Um discoindicado para exigentes melómanos, românticos sem depressões, domésticas com cozinhas modernas, moças de sonhos precisos, rapazes de corações coloridos, bancários com lingerie subversiva, transeuntes ansiosos por chegar a casa, enfim, gente em actividade neste inicio de século alienante e confuso."
valter hugo mãe, 2006

Lançamento / 25 Novembro / Porto / Casa da Música / 23h

BOR LAND NA CASA DA MÚSICA / Festival Novas Músicas / 25 Nov / 23h
A Casa da Música no Porto apresenta no dia 25 de Novembro um evento dedicado à Bor Land no Festival Novas Músicas. Uma experiência de 2 horas continuas de música, com La La La Ressonance (que editam à data o disco Palisade),Alexandre Soares & Jorge Coelho, Ölga e Bypass.
Bilhete 5 euros.

Carlos Bica está presente no Festival Atlantic Waves 2006, um evento com organização da Fundação Calouste Gulbenkian. Em concerto no dia 14 deNovembro, e em Londres no The Spltz junto com Kang Tae Hwan (alto sax),Miyeon (piano) e Park Je Chun (percussão). Participará ainda com um temado seu primeiro trabalho para contrabaixo solo "Single" (Bor Land 2006), na compilação da revista The Wire.
Info / Fundação Calouste Gulbenkian / http://www.gulbenkian.pt
Info / Atlantic Waves / http://www.atlanticwaves.org.ukI
nfo / The Wire / http://www.thewire.co.uk

CONCERTOS

04.11
MOST PEOPLE HAVE BEEN TRAINED TO BE BORED + NORBERTO LOBO
Lisboa / Galeria Zé dos Bois / 23h / 6¤ / http://www.zedosbois.org

11.11
MOST PEOPLE HAVE BEEN TRAINED TO BE BORED + ALLA POLACCA
Porto / Passos Manuel / 22h30 / 5¤ / http://www.passosmanuel.net
14.11
CARLOS BICA + KANG TAE HWAN + MIYEON + PARK JE CHUN
Londres / London Jazz Fest - The Spitz / 20h /http://www.atlanticwaves.org.uk

18.11OLD JERUSALEM + CARLOS BICA / COMPLICADO + HALF ASLEEP
Lisboa / Santiago Alquimista / 10¤ / http://www.santiagoalquimista.com

25.11LA LA LA RESSONANCE + ALEXNDRE SOARES & JORGE COELHO + ÖLGA + BYPASS
Porto/ Casa da Música - Festival Novas Músicas / 23h / 5¤ /http://www.casadamusica.com

Sem comentários: